Notícia do dia 9 de maio de 2014

As casas da semana

As casas da semana

Às sextas-feiras o idealista News mostra-te três casas especiais que estão anunciadas no idealista.pt. São casas bonitas, com arquiteturas diferentes e localizações únicas, que estão à venda no portal e que podes "visitar" apenas com um clique. Estas são as casas da semana:

O vídeo de Shakira rodado em Lisboa…

A cantora colombiana Shakira divulgou esta quarta-feira (dia 7) o teledisco do tema “Dare (La la la)”, gravado em várias ruas de Lisboa. As gravações foram feitas no verão de 2012, mas só agora é que o teledisco foi divulgado, para um tema – interpretado em versões em inglês e em castelhano – que integra o álbum “Shakira”, editado em março deste ano.
Novas regras para despedir entram em vigor a 1 de junho

Novas regras para despedir entram em vigor a 1 de junho

As novas regras para despedir em Portugal vão entrar em vigor no dia 1 de junho de 2014. Aprovados pelo Governo a 13 de fevereiro, em Conselho de Ministros, os cinco novos critérios do Código do Trabalho, referentes ao despedimento em caso de extinção do posto de trabalho, foram publicados em Diário da República esta quinta-feira.
Custos da construção aumentam em março

Custos da construção aumentam em março

Os custos de construção de habitação nova registaram uma subida de 0,7% em março, face ao mês anterior. Em contrapartida, os preços de manutenção e reparação da habitação voltaram a cair, pelo quarto mês consecutivo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelados esta quinta-feira.
Crédito à habitação: bancos mais disponíveis, mas jovens viram-se para o arrendamento

Crédito à habitação: bancos mais disponíveis, mas jovens viram-se para o arrendamento

O mercado de arrendamento está a ganhar adeptos em Portugal, mas ainda há muitas pessoas que preferem comprar casa em vez de arrendar. Os bancos, por seu turno, fecharam a torneira do crédito à habitação com a crise, mas mostram-se agora mais disponíveis para financiar a aquisição de imóveis. O problema é que os jovens parecem estar renitentes em pedir dinheiro emprestado ao banco, receando, por exemplo, ficarem desempregados.
Cinco coisas a ter em conta antes de vender a casa através de uma agência

Cinco coisas a ter em conta antes de vender a casa através de uma agência

Para vender uma casa a solução passa muitas vezes por “deixá-la” nas mãos de um profissional. O processo decorre de forma mais rápida e eficaz do que se estiver por nossa conta. No entanto, antes de tomar esta decisão é essencial ter a garantia de que a agência que vamos contratar se ajusta às nossas necessidades, bem como perceber, por exemplo, como funcionam as comissões atribuídas.
Desemprego na construção diminui 14% face a 2013

Desemprego na construção diminui 14% face a 2013

O setor da construção foi um dos mais penalizados pela crise, mas começa a dar sinais de recuperação. As insolvências estão a cair, tal como o desemprego, e estão a aumentar as encomendas, bem como o crédito à habitação. Segundo dados do mais recente barómetro da CPCI, no primeiro trimestre do ano há menos 25 mil desempregados no setor face ao período homólogo (-14%) e as insolvências caíram 20%.
Ajustamentos à lei das rendas só entram em vigor no segundo semestre

Ajustamentos à lei das rendas só entram em vigor no segundo semestre

A Comissão de Monitorização da Reforma do Arrendamento Urbano, que estava a avaliar a sua implementação, entregou a avaliação final esta quinta-feira ao ministro do Ordenamento do Território, Jorge Moreira da Silva. O governante quer entregar ao Parlamento as propostas do que quer alterar até 30 de junho, pelo que eventuais alterações à lei só entrarão em vigor no segundo semestre.
Rumores do dia

Rumores do dia

Governo propõe corte salarial nos contratos coletivos que caduquem: O Governo quer limitar os direitos dos trabalhadores quando os contratos coletivos caducarem. Prémios de assiduidade, subsídios de turno, pagamento de trabalho noturno ou isenção de horário de trabalho são alguns benefícios que podem desaparecer ou sofrer alteração. Ou seja, os contratos coletivos que caduquem só garantem mesmo o salário base. A proposta é discutida terça-feira entre Governo e parceiros sociais. (Rádio Renascença)