Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cinco coisas a ter em conta antes de vender a casa através de uma agência

Autor: Redação

Para vender uma casa a solução passa muitas vezes por “deixá-la” nas mãos de um profissional. O processo decorre de forma mais rápida e eficaz do que se estiver por nossa conta. No entanto, antes de tomar esta decisão é essencial ter a garantia de que a agência que vamos contratar se ajusta às nossas necessidades, bem como perceber, por exemplo, como funcionam as comissões atribuídas. 

Nesse sentido, e porque vender a casa é um passo muito importante, apresentamos uma lista de cinco coisas a ter em conta quando se pretende vender a casa através de uma agência imobiliária.

1 – É um agente imobiliário?

O agente em causa é um profissional habilitado para fazer transações imobiliárias. O vendedor/promotor tem de estar identificado como tal e ter formação adequada. Esta é a melhor opção para contar com ajuda profissional e evitar surpresas. 

2 – Porque preço consegue vender a minha casa?

A primeira coisa que um agente imobiliário devia fazer é informar se o valor que pedes pelo imóvel está ajustado tendo em conta os valores de mercado. Para tal, devia dar exemplos de imóveis transacionados na zona e com as mesmas características. É importante também dar uma estimativa de quanto tempo pode ficar o imóvel à venda e à procura de comprador.

3 – Que estratégia usará para vender a minha casa?

Com anúncios na imprensa. Através das novas tecnologias? Com esta pergunta, é possível ter uma ideia de como o agente conduzirá o processo.

4 – Como funciona o sistema de comissões e quem as paga? 

Geralmente, é o vendedor que paga os honorários do profissional, do agente imobiliário que conduziu o processo e realizou o negócio. Os respetivos honorários, ou seja, a comissão, varia entre os 3% e os 5% do preço final, mas o valor é sempre estabelecido previamente entre as partes.   

5 – Pode dar-me referências? 

Pedir por referências ao agente imobiliário pode ser interessante para perceber quem estará a conduzir o processo de venda do seu imóvel. Veja as casas que já transacionou, indicações que tenha de anteriores clientes etc.