Notícia do dia 18 de agosto de 2014

Casas de férias: associação alerta para burlas no Algarve

Casas de férias: associação alerta para burlas no Algarve

A Algarve Safe Communities, uma associação para a segurança no Algarve, está a alertar os turistas para o perigo do arrendamento fictício de imóveis para férias. Só este ano, este tipo de burlas já originou 22 queixas às autoridades da região, segundo fontes das forças de segurança.

Setúbal: presidente da câmara é proprietária de 14 imóveis

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, tem um vasto património imobiliário. A sua última declaração de rendimentos, que apresentou no Tribunal Constitucional (TC) a 16 de outubro de 2013, confirma que é proprietária de 14 imóveis – quatro apartamentos, cinco escritórios e cinco garagens – e que tem uma empresa especializada em marcas, patentes e alvarás, a Tecnimarca.
Rumores do dia

Rumores do dia

Governo pondera regresso da CES em 2015: O Governo não apresentará mais propostas para uma reforma global das pensões, mas não afasta a hipótese de voltar a fazer cortes temporários. Nesse sentido, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) poderá estar de volta em 2015, até porque, segundo alguns constitucionalistas, o Tribunal Constitucional (TC) deixou a porta aberta para tal. (Jornal de Negócios)
Milionários “cortam” nas heranças que dão aos filhos

Milionários “cortam” nas heranças que dão aos filhos

Muitas celebridades ricas estão a optar por não dar as fortunas aos seus filhos. São disso exemplo Sting, Bill Gates e Warren Buffett. Quer isto dizer que a chamada geração dos “baby boomers” está a mudar os critérios de atribuição das heranças, sobretudo nos EUA. Ou seja, filhos e netos de multimilionários são desafiados a abdicar das gigantescas fortunas a que teriam direito.
Vistos Gold: estrangeiros já investiram 817 milhões em Portugal

Vistos Gold: estrangeiros já investiram 817 milhões em Portugal

O número de cidadãos estrangeiros que está a investir em Portugal através dos Vistos Gold não para de aumentar. E é no investimento imobiliário, com a compra de casas por valores acima de 500 mil euros, que este investimento se faz mais sentir. Dados do Ministério dos Negócios Estrangeiro confirmam que foram aplicados até 31 de julho cerca de 817 milhões de euros desde que o programa foi lançado, em outubro de 2012.

Auditorias forenses a bancos passam a ser regulares

Carlos Costa anunciou no Parlamento que, além do BES, existiam mais três auditorias forenses em curso a bancos. Uma já é conhecida, o Montepio Geral. Trata-se de uma situação que passará a ser regular, porque o governador do Banco de Portugal (BdP) considera que não é necessária a existência de indícios criminais ou fraudulentos, como sucedeu no BES, para a entidade desencadear esse processo.
Só dois terços dos senhorios exigem caução aos inquilinos

Só dois terços dos senhorios exigem caução aos inquilinos

O pagamento de uma renda mensal extra quando se arrenda uma casa é visto como um procedimento “normal”, mas é uma prática menos comum quando o contrato é celebrado diretamente entre proprietário e inquilino. Só dois terços dos senhorios o exigem, segundo um inquérito realizado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). Ou seja, só quando o negócio é intermediado por uma imobiliária é que o mês de caução não é perdoado.