Lego: grandes construções podem ser vistas nas Caldas da Rainha em outubro
Réplicas da Fundação Champalimaud, da Torre de Belém ou da emblemática praça da fruta das Caldas da Rainha são algumas das construções que podem ser vistas nas Caldas da Rainha entre 21 de outubro e 1 de novembro, no âmbito de uma exposição que envolve 20 milhões de peças de lego.
Espanha: Ponte da Constituição de 1812 abriu em Cádiz após investimento de 511 milhões
Foi inaugurada a Ponte da Constituição de 1812, em Cádíz, cidade portuária do sul de Espanha. Com 3.092 metros sobre o mar, mais que os 2.227 metros da 25 de Abril, ajudará a descongestionar o acesso a Cádiz. Tem o segundo maior gabarito – altura entre a água e o tabuleiro – do mundo, com 69 metros, sendo apenas superada pela ponte que liga Lisboa a Almada. Custou 511 milhões de euros e demorou oito anos a ser construída, o dobro do previsto (no custo e na duração da obra).
Deco Alerta: Comprei uma casa nova que tem defeitos de construção. Como posso acionar a garantia?
O prazo de garantia para defeitos de construção de uma casa nova é o 67º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Como construir uma cabana com as tuas próprias mãos (para o caso de te acontecer como em “Lost”)
O cinema e a televisão fantasiam há décadas com o que sucederia o comum dos mortais se ficasse isolado numa ilha deserta. O êxito de séries como “Lost” ou de filmes como o Náufrago” demonstram que temos curiosidade em saber o que faríamos se tivéssemos nessa situação. O mais certo é que acabássemos por morrer de fome ou frio, porque a sociedade fez com que dependêssemos de ferramentas essenciais.
Bruxelas defende que Portugal suba o IMI e reduza o IMT
Portugal faz parte de um grupo de quatro países que a Comissão Europeia (CE) considera que ainda tem margem para aumentar a carga fiscal. Para ajudar ao reequilíbrio das contas públicas, Bruxelas sugere, por exemplo, um aumento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) no caso português, admitindo, no entanto, que se poderia baixar o IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis).
Crédito à habitação: prestação da casa em outubro vai ser mais barata do que nunca
Voltam as boas notícias para as famílias com crédito à habitação de taxa variável. A Euribor segue em queda livre, em linha com a tendência registada nos últimos anos, beneficiando assim quem tem que pagar um empréstimo para a compra de casa. No próximo mês de outubro as descidas no valor da prestação vão variar entre um mínimo de 0,3% e um máximo de 2,9%.
Coimbra dá incentivos fiscais a privados que invistam na reabilitação do centro histórico
Dar uma nova vida ao centro histórico de cidade é o principal objetivo da Câmara Municipal de Coimbra. Para isso, a autarquia aprovou um conjunto de medidas que visa atrair a iniciativa privada a investir na dinamização e reabilitação daquela zona urbana, mas também de outros pontos do município presidido por Manuel Machado.
Oceanário já mudou mesmo de mãos, passando da Parque Expo para os donos do Pingo Doce
O Estado português acaba de encaixar 24 milhões de euros. Em causa está a transferência das ações da Ocenário de Lisboa da Parque Expo para a família Soares dos Santos, que foi concluída esta segunda-feira. Os donos do Pingo Doce venceu em julho o concurso de exploração da concessão da infraestrutura localizada no Parque das Nações, mas só agora a operação teve luz verde dos reguladores.
Atual ministra das Finanças mandou esconder buraco do BPN
Maria Luís era então secretária de Estado do Tesouro quando deu instruções à Parvalorem para esconder o prejuízo de 150 milhões do BPN. As ordens dadas pela agora ministra das Finanças à empresa pública que gere os ativos tóxicos do extingo BPN foram dadas com o objetivo de maquilhar e beneficiar as contas públicas, sem o efeito negativo destas perdas no défice de 2012.
Contas bancárias: direitos de serviços mínimos aumentam a partir da próxima semana
A partir do início da próxima semana terás mais direitos de serviços mínimos numa conta bancária em Portugal. Os novos regulamentos do Banco de Portugal, que todas as instituições financeiras a operar no mercado nacional serão obrigadas a adoptar, entram em vigor no dia 5 de outubro. Entre as novas normas, os bancos vão ser, por exemplo, obrigados a afixar cartazes sobre as condições de acesso e prestação de serviços mínimos bancários.