
IMI: como evitar uma má surpresa no valor que te toca pagar
Os novos valores dos coeficientes de localização dos imóveis, que servem de base ao valor a pagar de IMI, já estão em vigor e podem ser consultados desde o dia 1 de janeiro. Os proprietários podem assim ir às Finanças informar-se se vão pagar mais ou menos imposto.
Construção: ISQ reforça aposta em Espanha com compra da Argos Engenharia
O ISQ, grupo português que presta serviços de inspeção, formação e consultoria técnica, acaba de comprar a totalidade do capital da empresa espanhola Argos Ingeniería y Tecnologia de Materiales, da qual detinha já uma posição de 49%.

Lisboa: requalificação da Segunda Circular que vai custar 10 milhões de euros está em consulta pública
Está em consulta pública, até ao próximo dia 15 de janeiro, o projeto da Câmara Municipal de Lisboa para requalificar a zona da Segunda Circular. A autarquia da capital portuguesa pretende, nomeadamente, reduzir a velocidade máxima de circulação nesta estrada de 80 para 60 quilómetros por hora.




“Arranha-céus subaquáticos”: viver debaixo de água será uma realidade em breve
Não, as imagens que acompanham esta notícia não são parte do cenário de “Avatar 2”, a sequela de James Cameron que se desenrolará nos oceanos do planeta Pandora. Em causa está uma espetacular cidade flutuante com “arranha-céus subaquáticos” desenhada pelo arquiteto belga Vincent Callebaut para a baía do Rio de Janeiro (Brasil). O projeto, que está ainda a ser desenvolvido, deverá ter capacidade para 20.000 pessoas.

Investidos 1,9 mil milhões em imobiliário comercial em 2015, o valor mais alto de sempre
“Comprava já para 2016 os resultados conseguidos em 2015”. A garantia foi dada por Eric van Leuven, managing partner da Cushman & Wakefield (C&W) em Portugal. Segundo o responsável, “o ano de 2015 foi excecional para o mercado imobiliário”, nomeadamente no que diz respeito ao investimento comercial: o montante investido ultrapassou o máximo histórico desde que há registos, tendo atingido cerca de 1,9 mil milhões de euros. Para 2016, o cenário também é animador.




Orient Express: Uma viagem inesquecível num luxuoso comboio
Todas as quartas-feiras damos a conhecer um hotel com encanto. Hoje apresentamos um alojamento diferente. Para tal recuamos até 1883, ano em que o Orient Express iniciou a sua viagem transportando milionários burgueses ou aristocratas nos seus luxuosos vagões por toda a Europa. Atualmente este comboio de luxo faz a ligação não só entre vários países da Europa como também a países asiáticos, como Tailândia e Singapura.

Rendas: 200 mil senhorios idosos abusados pelas Finanças
Os senhorios com mais de 65 anos estão livres da obrigação de emitir recibos de renda eletrónicos, a que os restantes proprietários estão sujeitos desde o início do ano. Acontece que, para continuarem a passar recibos em papel, os idosos têm de informar a Autoridade Tributária, até ao final do mês, através de um formulário próprio que agora está esgotado em várias repartições das Finanças.

Calendário 2016: regresso de quatro feriados dá brinde de três pontes
Quatro dos feriados que foram retirados do calendário português em 2013 pela mão do Governo de Passos Coelho, durante a presença da troika no país, voltam agora com o novo Executivo de António Costa. Em causa estão dois feriados civis e dois religiosos que, além do mais, podem fazer com que o teu período anual de descanso estique, com três novas pontes.
... E também podem voltar os 25 dias de férias? Governo diz que sim
Os trabalhadores portugueses parecem ter agora mais motivos para sorrir. Depois de recuperar os quatro feriados que tinham sido retirados do calendário nacional, o Governo de António Costa admite agora voltar a introduzir os 25 dias úteis de férias consoante a assiduidade do trabalhador. A medida foi revogada pelo Executivo de Passos Coelho, em 2012, não permitindo então à generalidade dos trabalhadores ir além dos 22 dias.