
Os senhorios com mais de 65 anos estão livres da obrigação de emitir recibos de renda eletrónicos, a que os restantes proprietários estão sujeitos desde o início do ano. Acontece que, para continuarem a passar recibos em papel, os idosos têm de informar a Autoridade Tributária, até ao final do mês através, de um formulário próprio que agora está esgotado em várias repartições das Finanças.
Em causa está o modelo 44, que segundo noticia o Correio da Manhã, pode ser descarregado online (gratuitamente), mas estes senhorios ao terem mais de 65 anos, na maior parte dos casos não querem ou têm dificuldades em utilizar a internet.
O jornal diz ainda que esta obrigação legal de requerer a exceção para continuar a emitir recibos em papel, até ao final de janeiro, abrange cerca de 200 mil senhorios com mais de 65 anos.
"Há repartições que têm o formulário e outras em que não há", avança ao CM António Frias Marques, da Associação Nacional de Proprietários. A associação diz que se os formulários não estiverem disponíveis em todo o País até ao fim da semana irá requerer um prolongamento dos prazos de entrega. Mas a alternativa está no mesmo sítio que estes senhorios querem evitar: o Portal das Finanças, onde está disponível o modelo 44 e respetivas instruções de preenchimento.
Os recibos eletrónicos de rendas são obrigatórios desde 31 de dezembro de 2015 e os proprietários incumpridores arriscam-se a uma multa entre os 150 e os 3750 euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta