Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

23 março 2016

Venda de imóveis sobe para níveis de 2010 e preços das casas estão a aumentar

O setor imobiliário começa a dar, cada vez mais, sinais de que está a retomar em Portugal. E os dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovam-no: em 2015 venderam-se 107.302 imóveis, mais 27% do que no ano anterior, e este é o mais elevado desde 2010. Também em 2015, o Índice de Preços da Habitação (IPHab) subiu 3,1%, a taxa mais alta desde o segundo trimestre de 2014.

Notícia sobre:

Chegou a primavera, o momento ideal para dares uma nova vida à casa

Aproveitar a luz natural, arrumar mantas e tapetes na arrecadação e refrescar a casa com cores coloridas. Estas são algumas sugestões/ideias para receberes de portas abertas a primavera em casa. Esta é a altura ideal para guardares tudo o que lembra o frio e para dares uma nova vida à tua casa.
Notícia sobre:

Starlight Room: Dormir “debaixo” das estrelas no alto de uma montanha nos Alpes

Todas as quartas-feiras damos a conhecer um hotel com encanto. Esta semana viajamos até ao topo dos Dolomitas, uma cadeia montanhosa dos Alpes localizada no Norte de Itália, para conhecermos o Starlight Room. Esta cabana de madeira tem capacidade para acolher duas pessoas e está situada a 2.055 metros de altura, na estância de esqui de Cortina d’Ampezzo.
Notícia sobre:

Câmara de Lisboa vai pagar 3,4 milhões para arrendar Edifício Entreposto nos Olivais

A Câmara Municipal de Lisboa, que tem em curso um plano de alienação de imóveis da autarquia, vai arrendar por cinco anos uma área de quase 4500 m2 no Edifício Entreposto, na Praça José Queirós, nos Olivais. O objetivo desta medida, que irá custar 3,4 milhões de euros, é realocar funcionários municipais atualmente distribuidos por três serviços, localizados em Alcântara, Monsanto e Boavista.

Notícia sobre:

McDonald’s à caça de franchisados. Interessados “entram” com 35% do investimento total

A McDonald’s, que em Portugal é responsável por cerca de seis mil postos de trabalho em 148 restaurantes – mais de 80% são geridos por empresários locais –, está a procurar parceiros para novos restaurantes. Cada sócio/franchisado interessado terá de participar com 35% do investimento total, que por norma varia entre 600.000 e um milhão de euros, consoante o restaurante.

Notícia sobre:

Combustíveis: aumento de impostos em Portugal leva 80% dos camiões a abastecer em Espanha

As transportadoras portuguesas deixaram, na grande maioria, de abastecer em Portugal. Oito em cada dez camiões enchem agora o depósito em Espanha, onde os combustíveis são mais baratos, devido ao aumento de impostos sobre produtos petrolíferos (ISP) em seis cêntimos por litro, levado a cabo pelo atual Governo socialista de António Costa, em fevereiro passado.

Notícia sobre:

Arquitetura: capital volta a abrir as portas com Open House em julho

Pela primeira vez no verão, a quinta edição do Open House Lisboa já tem data marcada. O grande festival da arquitetura que há mais de 20 anos mostra as cidades de "portas abertas" este ano está agendado para acontecer na capital portuguesa no fim de semana de 2 e 3 de julho. O roteiro de locais a visitar ainda está a ser definido pela organização e tu podes dar sugestões dos sítios ou ser voluntário.

Notícia sobre:

Bancos obrigados a dar mais informação ao regulador sobre imóveis em carteira

Os imóveis que os bancos têm em carteira estão a preocupar o Banco de Portugal (BdP), que decidiu agora obrigar todas as instituições financeiras a operar em Portugal a dar mais dados ao regulador sobre as suas exposições ao setor imobiliário. Nesse sentido, até ao próximo dia 18 de abril, terão de enviar ao supervisor "informação completa relativa à sua exposição, direta e indireta, ao risco associado ao mercado imobiliário", e, resultado da sua atividade em Portugal e no estrangeiro, no final de 2015.

Notícia sobre:

Reabilitação urbana volta a crescer em fevereiro

A aposta na reabilitação urbana parece ter vindo para ficar. Em fevereiro, verificou-se um aumento homólogo trimestral de 23,4% no nível de atividade enquanto a carteira de encomendas cresceu 2,5%.

Notícia sobre: