
As transportadoras portuguesas deixaram, na grande maioria, de abastecer em Portugal. Oito em cada dez camiões enchem agora o depósito em Espanha, onde os combustíveis são mais baratos, devido ao aumento de impostos sobre produtos petrolíferos (ISP) em seis cêntimos por litro, levado a cabo pelo atual Governo socialista de António Costa, em fevereiro passado.
A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) revelou esta segunda-feira que 80% dos camiões dos seus associados estão a abastecer no país vizinho, sendo que o combustível representa 35% dos custos das empresas do setor.
“Atualmente, Espanha é o país que mais garante o abastecimento aos transportadores portugueses”, denunciou esta segunda-feira a Antram, que fez um levantamento junto dos seus associados, segundo o qual “cerca de 80% dos camiões nacionais abastecem no país vizinho”, informa a Antram, citada pela Lusa.
Num total de 15.000 camiões de transporte de mercadorias dos associados da Antram, cerca de 12.000 estão a abastecer em Espanha, adianta a associação, com base num inquérito realizado recentemente junto das empresas que representa, explicou à agência de notícias o presidente da Antram, Gustavo Paulo Duarte.
A Antram, tal como escreve ainda a Lusa, antecipa que a justificação do Governo para a medida se mantenha – compensar a queda preço do petróleo nas contas públicas: “Acontece que esta baixa se reflete em todos os países e, se em Portugal a carga fiscal for superior, as empresas portuguesas deste setor terão necessariamente um custo de produção superior aos demais concorrentes europeus”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta