Notícia do dia 3 de outubro de 2016

Preço da habitação sobe 5,9% no terceiro trimestre

Preço da habitação sobe 5,9% no terceiro trimestre

O preço das casas em Portugal registou uma subida de 5,9% durante o terceiro trimestre de 2016, situando-se em 1.256 euros/m2, segundo o índice de preços do idealista. Excluindo o Alentejo e o Centro, todas as regiões viram os preços aumentarem. Lisboa continua a ser a mais cara, com uma subida de 9,4%.
Casas de família fora do novo imposto sobre imóveis

Casas de família fora do novo imposto sobre imóveis

As casas de morada das famílias vão escapar ao novo imposto, que irá aplicar-se somente aos imóveis de valor patrimonial tributário (VPT) - atribuído pela Autoridade Tributária aos prédios urbanos e rústicos - superior a um milhão de euros. Este valor, que está a gerar um consenso cada vez maior junto do Governo, o BE e o PCP, faz com que a classe não sofra o impacto financeiro do polémico imposto.

Inquilinos querem cadastro de imóveis arrendados

Os inquilinos querem que seja criado um registo municipal de todos os imóveis arrendados ou no mercado do arrendamento habitacional e não habitacional. E reclamam que só possam ser arrendados imóveis que aí estejam registados. Estas propostas foram feitas pela Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) ao Governo e aos partidos políticos.

Quanto custa um imóvel nas principais capitais europeias, segundo a ERA

A localização é, sem dúvida, um dos fatores mais relevantes para determinar o custo de um imóvel. A rede multinacional imobiliária ERA, a operar em 14 países europeus, entre os quais Portugal desde 1998, escrutinou e avaliou os preços praticadas nas principais cidades dos países em que está presente. Ora vê os resultados...
Antigo armazém da Carris convertido em sala de eventos pelo Village Underground Lisboa

Antigo armazém da Carris convertido em sala de eventos pelo Village Underground Lisboa

Um antigo armazém da Carris, em Lisboa na zona de Alcântara, está a ser totalmente transformado num novo espaço coberto de eventos corporativos, festas privadas e outras iniciativas culturais. A reconversão deste local com 150 metros quadrados, que deverá estar concluída em novembro, faz parte da nova fase de expansão do Village Underground Lisboa, lançado por Mariana Duarte Silva em 2014.

Alojamento local com novo imposto de 28% em vez de 5%? Explicamos-te tudo

O Governo pretender aumentar o imposto cobrado nas casas para turistas, equiparando o regime fiscal do alojamento local ao do arrendamento habitacional tradicional. O objetivo do Executivo de subir a tributação de 5% para 28% fez estalar uma forte polémica desde várias frentes. Apresentamos-te os argumentos do Governo, Câmara Municipal de Lisboa e associações representativas dos empresários do alojamento local, proprietários e inquilinos.