Comentários: 0
Costa admite novos impostos indiretos e confirma tributação de imóveis de luxo
GTRES

A confirmação chega pela voz do primeiro-ministro: "É provável que no próximo ano haja também outra tributação indireta". António Costa admite ainda, que no âmbito do Orçamento do Estado para 2017, irá ser contemplada a "tributação do património imobiliário de luxo". 

As declarações do primeiro-ministro socialista foram dadas numa entrevista ao Público, na edição de hoje, quando questionado sobre se vão subir os impostos indiretos.

"Nos mesmos impostos que aumentaram no ano passado?", questionam os jornalistas. E diz Costa: "Não sei. Pode haver outra tributação indireta. O país tem de fazer escolhas". E depois ainda sobre o mesmo assunto: "Há outros impostos especiais sobre o consumo que dependem de escolhas individuais: produtos de luxo, tabaco, álcool".

Sobre o crescimento da economia este ano, diz que "tudo converge" para que seja superior a 1%, ms não "muito acima", o que "só demonstra" que é preciso "prosseguir a reposição de rendimentos e a criação de condições para poder haver investimento". No Orçamento do Estado o Governo previa inicialmente um crescimento de 1,8% da economia este ano, valor que reviu para 1,4% em julho.

Em relação à banca, Costa diz que o aumento de capital da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pode acontecer só em 2017 mas que este ano avança o veículo para o crédito malparado, acrescentando a propósito que "o elevadíssimo nível de crédito malparado acumulado no sistema" foi "escondido para simular a famosa saída limpa" (do programa da 'troika' no tempo do anterior Governo).

António Costa tem defendido a criação do que seria um veículo próprio para os ativos tóxicos dos bancos, à semelhança do que já aconteceu em Itália ou em Espanha. O Presidente da República já disse que concordava.

Hoje, na entrevista, António Costa diz que o país "tem de entrar em 2017 com o sistema financeiro estabilizado" e esclarece que a recapitalização da CGD será feita "à medida das necessidades".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta