Notícia do dia 23 de dezembro de 2016

As casas da semana (de 19 a 23 de dezembro)

As casas da semana (de 19 a 23 de dezembro)

Às sextas-feiras o idealista/news mostra-te três casas especiais que estão anunciadas no idealista. São casas bonitas, com arquiteturas diferentes e localizações únicas, que estão à venda no portal e que podes "visitar" apenas com um clique. Estas são as casas da semana:
Isenção de IMI em aquisição onerosa passa a ser automática

Isenção de IMI em aquisição onerosa passa a ser automática

Além da criação do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) e do agravamento da tributação do Alojamento Local, o Orçamento do Estado para 2017 (OE 2017) introduz outras alterações relevantes ao Código do IMI e ao Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF). Entre elas está o facto da isenção de IMI passar a ser automática – durante três anos – no caso de situações de aquisição onerosa.
Crédito à habitação: bancos espanhóis obrigados a devolver milhões aos clientes

Crédito à habitação: bancos espanhóis obrigados a devolver milhões aos clientes

O Tribunal de Justiça da UE teve mão pesada com a banca espanhola, obrigando as entidades a pagar um valor que se situará entre 5.000 e 7.500 milhões de euros. Em causa está aquilo que os bancos ganharam com as chamadas cláusulas suelo (cláusulas de solo), que penalizaram os consumidores, impedidos assim de beneficiar da descida das Euribor. Um montante que terá agora de ser restituído, independentemente de quando foram concretizados os créditos à habitação.
É oficial: salário mínimo nacional sobe para 557 euros a 1 de janeiro

É oficial: salário mínimo nacional sobe para 557 euros a 1 de janeiro

O salário mínimo nacional (SMN) vai aumentar dos atuais 530 euros para os 557 euros no dia 1 de janeiro de 2017. E deverá chegar aos 580 euros, em 2018, antes de chegar aos 600 euros, em 2019, conforme o compromisso assumido pelo Governo. O novo valor para o próximo ano foi acordado com o Executivo esta quinta-feira em sede de Concertação Social, sem a CGTP, a par da redução da TSU em 1,25 pontos percentuais para os empregadores.

Reabilitação urbana ganha 700 milhões de fundos públicos com novo instrumento financeiro

O prometido Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020) acaba de ser ativado pelo Governo, no âmbito do qual serão disponibilizados 703,2 milhões de euros de recursos públicos. O lançamento de concursos para o estabelecimento de parcerias foi aprovado esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, pelo Executivo que prevê “alavancar a dotação do IFRRU 2020 para um montante global de cerca de mil e quatrocentos milhões de euros”.