
As casas da semana (de 19 a 23 de dezembro)
Às sextas-feiras o idealista/news mostra-te três casas especiais que estão anunciadas no idealista. São casas bonitas, com arquiteturas diferentes e localizações únicas, que estão à venda no portal e que podes "visitar" apenas com um clique. Estas são as casas da semana:




Casas de fim de semana: Desfrutar dos encantos de Lisboa num apartamento de luxo
Todas as semanas, o idealista/news mostra-te uma casa de fim de semana para que possas passar, num sítio especial, estes dois dias (ou mais) de descanso. Hoje damos-te a conhecer um moderno apartamento – foi renovado em setembro e está decorado de forma despojada – que está localizado no centro de Lisboa, no Bairro de Santa Isabel, a apenas cinco minutos do Jardim da Estrela.




O palácio (em ruínas) da imperatriz Sissi que está à venda por 1,2 milhões de euros
Isabel Amalia Eugenia, Duquesa da Baviera, foi imperatriz da Áustria entre 1854 e 1898, ano em que faleceu. Para muitos é conhecida, no mundo do cinema, através de Romy Schneider, que foi protagonista no filme “Sissi, a Jovem Imperatriz” (1956).

Isenção de IMI em aquisição onerosa passa a ser automática
Além da criação do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) e do agravamento da tributação do Alojamento Local, o Orçamento do Estado para 2017 (OE 2017) introduz outras alterações relevantes ao Código do IMI e ao Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF). Entre elas está o facto da isenção de IMI passar a ser automática – durante três anos – no caso de situações de aquisição onerosa.




As 10 cidades a olhar em 2017. Duas são portuguesas...
Entre as 10 cidades mundiais a olhar em 2017 há duas portuguesas. Lisboa e Porto integram um ranking de metrópoles que contempla, por exemplo, a colombiana Bogotá, a austríaca Viena e a canadiana Calgary. As cidades nacionais aparecem no quarto e nono lugar da tabela, respetivamente. Em causa está o ranking “10 Cities to Watch in 2017”, da rede imobiliária de luxo Christie's International Real Estate.

Crédito à habitação: bancos espanhóis obrigados a devolver milhões aos clientes
O Tribunal de Justiça da UE teve mão pesada com a banca espanhola, obrigando as entidades a pagar um valor que se situará entre 5.000 e 7.500 milhões de euros. Em causa está aquilo que os bancos ganharam com as chamadas cláusulas suelo (cláusulas de solo), que penalizaram os consumidores, impedidos assim de beneficiar da descida das Euribor. Um montante que terá agora de ser restituído, independentemente de quando foram concretizados os créditos à habitação.
Motoristas da Uber e Cabify obrigados a ter horário, carta e formação
O regulamento em Portugal das plataformas eletrónicas de transporte individual, como a Uber e Cabify, deu ontem um novo e determinante passo, com a aprovação em Conselho de Ministros de uma proposta de lei que vai criar um regime que trará benefícios para trabalhadores e clientes, segundo o Governo.

É oficial: salário mínimo nacional sobe para 557 euros a 1 de janeiro
O salário mínimo nacional (SMN) vai aumentar dos atuais 530 euros para os 557 euros no dia 1 de janeiro de 2017. E deverá chegar aos 580 euros, em 2018, antes de chegar aos 600 euros, em 2019, conforme o compromisso assumido pelo Governo. O novo valor para o próximo ano foi acordado com o Executivo esta quinta-feira em sede de Concertação Social, sem a CGTP, a par da redução da TSU em 1,25 pontos percentuais para os empregadores.
Reabilitação urbana ganha 700 milhões de fundos públicos com novo instrumento financeiro
O prometido Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020) acaba de ser ativado pelo Governo, no âmbito do qual serão disponibilizados 703,2 milhões de euros de recursos públicos. O lançamento de concursos para o estabelecimento de parcerias foi aprovado esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, pelo Executivo que prevê “alavancar a dotação do IFRRU 2020 para um montante global de cerca de mil e quatrocentos milhões de euros”.

CML compra edifício em S.Julião para consolidar serviços camarários na Praça do Município
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu exercer o direito de preferência sobre um edifício de 2.000 metros quadrados (m2) no extremo poente da Rua de São Julião, junto à Praça do Município, em Lisboa, com o objetivo de consolidar o polo de serviços camarários naquela zona. Com cinco pisos, o imóvel pertencia ao D&R Investment, um investidor holandês.