Notícia do dia 16 de fevereiro de 2017

"A maior parte dos contabilistas não sabe lidar com o Alojamento Local”

"A maior parte dos contabilistas não sabe lidar com o Alojamento Local”

O Alojamento Local (AL) está de pedra e cal em Portugal. Um negócio alimentado pelo “boom” turístico existente no país. Em entrevista ao idealista/news, Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), lembra que este é um fenómeno de âmbito nacional – não existe apenas em Lisboa e Porto, pelo contrário – e conta que é um negócio que exige “conhecimento fiscal”. “A maioria das pessoas não está preparada para isso”, diz.
Como vender ou arrendar uma casa "in english"? O dicionário imobiliário de A a Z fundamental

Como vender ou arrendar uma casa "in english"? O dicionário imobiliário de A a Z fundamental

Sabes que os estrangeiros são fortes investidores no imobiliário em Portugal. Seja para comprar ou arrendar. Então, se és um agente do setor, muito provavelmente poderias receber um email assim: “I’m looking for 1BHK flat. Fully furnished. Brokers excuse. What is your asking price?”. Ficarias gelado porque não dominas inglês. Tranquilo. Não é preciso ser Shakespeare para decifrá-lo. E nós vamos ajudar-te a tornar este processo mais fácil.
Turismo em Aveiro cresce 40% em 2016 e dinamiza imobiliário

Turismo em Aveiro cresce 40% em 2016 e dinamiza imobiliário

Apontada por muitos como a Veneza portuguesa, Aveiro parece definitivamente ter caído nas graças dos turistas, que já não viajam para Portugal apenas para visitar Lisboa, Porto ou Algarve. A cidade, localizada no norte litoral, atrai cada vez mais visitantes - o atendimento disparou 40% em 2016 e as dormidas subiram 23% -, dinamizando a economia local e também o imobiliário, com cada vez mais estrangeiros a decidir investir na compra de imóveis na região - sobretudo de alta gama.
Ex-presidente do Montepio arguido por outro negócio com terrenos, agora em Coimbra

Ex-presidente do Montepio arguido por outro negócio com terrenos, agora em Coimbra

Depois de se saber no final de janeiro que António Tomás Correia está a ser investigado por suspeitas de burla qualificada, abuso de confiança, branqueamento de capitais, fraude fiscal e “eventualmente corrupção” devido a um negócio com terrenos em Alfragide, o ex-presidente Caixa Económica Montepio Geral foi agora constituído arguido pelo Ministério Público no âmbito de um processso de venda de terrenos em Coimbra, que decorreu em paralelo com a OPA do banco sobre o Finibanco.

Plano Juncker já aprovou financiamento de mais de mil milhões a Portugal

O plano Juncker já garantiu financiamentos de mais de mil milhões de euros a projetos nacionais, sendo Portugal o oitavo pais que mais beneficiou deste programa europeu. O número, publicado no site do Banco Europeu de Investimento (BEI), é apresentado em Lisboa esta quinta-feira (dia 16) e divide-se em duas parcelas: 665 milhões para 13 projetos de infraestruturas e inovação – incluem a regeneração urbana em Lisboa e o novo campus da Universidade Nova – e 370 milhões para financiar Pequenas e Médias Empresas.

Ainda vais a tempo de corrigir as faturas do IRS

Tenhas ou não tido problemas para aceder ao portal e-fatura, o prazo para validar e confirmas as despesas do IRS de 2016 terminou ontem, dia 15 de fevereiro. Mas ainda vais a tempo de corrigir eventuais erros e reclamar despesas. Neste caso, o período decorre entre 1 e 15 de março, também no Portal das Finanças.