Notícia do dia 11 de julho de 2017

Há famílias a perder a casa devido a créditos ao consumo - aprende a proteger-te destas burlas

Há famílias a perder a casa devido a créditos ao consumo - aprende a proteger-te destas burlas

Há empresas que estão a atrair famílias endividadas para um esquema fraudulento de concessão de crédito fácil que acaba por ter um desfecho dramático, já que estes agregados chegam a perder a casa própria. O Banco de Portugal (BdP) diz ter conhecimento destas práticas, que podem configurar crimes de burla e usura e ainda de falsificação de documentos. Fica a saber como te podes proteger destes esquemas.
Sabes que podes arrendar a casa onde Fernando Pessoa viveu em Lisboa?

Sabes que podes arrendar a casa onde Fernando Pessoa viveu em Lisboa?

Depois de viver nove anos em Durban (África do Sul) com a mãe, irmãos e o padrastro, Fernando Pessoa regressou a Lisboa para frequentar o Curso Superior de Letras, indo morar com a tia – irmã da sua mãe – na Rua de São Bento nº 17, 2º esquerdo. Foi neste apartamento, que agora foi recuperado e colocado no mercado de arrendamento, que o poeta português viver em 1905 e 1906.
Deco Alerta: Arrendar casa com opção de compra no futuro faz sentido?

Deco Alerta: Arrendar casa com opção de compra no futuro faz sentido?

Comprar ou arrendar casa, eis a questão? E se fizeres as duas coisas? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te quais são as vantagens de arrendar uma casa com opção de compra.
Programa nacional de realojamento promete incentivar a reabilitação

Programa nacional de realojamento promete incentivar a reabilitação

A Assembleia da República (AR) recomendou fazer um levantamento a nível nacional para quantificar as carências habitacionais existentes no país. O exercício já arrancou e visa identificar todas as situações que carecem de realojamento ou alternativa habitacional e avaliar a necessidade de ser dada uma “resposta extraordinária” do Governo em matéria de habitação. Se houver um novo programa nacional de realojamento, o investimento público deverá incentivar a reabilitação de edifícios antigos e não a construção nova.

CE dá luz verde à venda do Novo Banco mas quer ver as ajudas estatais

A operação de venda do Novo Banco à Lone Star obteve luz verde de Bruxelas. A Comissão Europeia aprovou o negócio, esta segunda-feira, à luz das regras comunitárias de concentrações, mas o processo para estar concluído precisa ainda de outro consentimento separado, a nível das regras de ajudas de Estado.

Guerra de spreads nos empréstimos da casa: BCP baixa para 1,25% e iguala Santander e Bankinter

Está ao rubro a guerra dos spreads no crédito à habitação. O Millennium bcp baixou, em julho, a margem de lucro mínima para 1,25% e igualou o valor mais baixo do mercado, que era praticado pelo Santander Totta e pelo Bankinter. Estes três bancos são os que oferecem os spreads mínimos mais competitivos, tendo em conta um universo de 11 instituições financeiras.
Portugal tem a segunda taxa de natalidade mais baixa da UE

Portugal tem a segunda taxa de natalidade mais baixa da UE

A população está a diminuir cada vez mais em Portugal, que acabou o ano passado com a segunda taxa de natalidade mais baixa entre os 28 Estados-membros da União Europeia (UE), depois de Itália. Portugal registou assim perto de 87 mil nascimentos, contra 110 mil óbitos, o que fez com que a população total tenha recuado de 10,341 milhões em 01 de janeiro de 2016 para 10,309 milhões de pessoas em 01 de janeiro de 2017, o que representa exatamente 2% da população comunitária.