
Depois de viver nove anos em Durban (África do Sul) com a mãe, irmãos e o padrastro, Fernando Pessoa regressou a Lisboa para frequentar o Curso Superior de Letras, indo morar com a tia – irmã da sua mãe – na Rua de São Bento nº 17, 2º esquerdo. Foi neste apartamento, que agora foi recuperado e colocado no mercado de arrendamento, que o poeta português viver em 1905 e 1906.
O imóvel foi comprado pelo casal brasileiro Maria Penido e Ricardo Braga, que o encontraram quase por acaso. “Sem muito destaque, no meio do anúncio, havia a informação de que naquele apartamento havia morado Fernando Pessoa. Fiquei impressionada e muito curiosa, mas isso não interferiu na negociação (a autenticidade da residência já tinha sido atestada pela Câmara Municipal de Lisboa ao proprietário anterior). O apartamento não custou nem um cêntimo a mais por ele ter vivido ali”, disse Maria Penido, proprietária de uma empresa que ajuda estrangeiros que se mudam para Portugal, citada pelo Dinheiro Vivo.
Feito o negócio, Maria Penido e Ricardo Braga fizeram uma espécie de viagem ao passado do poeta português e apostaram numa decoração totalmente dedicada à obra de Fernando Pessoa. “Queríamos mais do que simplesmente pôr uns livros e umas fotos do Fernando Pessoa na parede. Queríamos algo que refletisse o período em que ele ali viveu”, conta Ricardo Braga, salientando que leu muita coisa e que consultou especialistas sobre vida e obra do poeta português.
Foi um processo longo e que incluiu, por exemplo, muitas visitas à Feira da Ladra e muitas horas na internet a procurar objetos que remetessem ao poeta, refere a publicação.
De referir que o apartamento tem 120 m2 e dispõe de dois quartos, sala de estar, sala de jantar e uma casa de banho. Quem por lá passa pode encontrar livros do poeta, em inglês, na mesa de cabeceira e outros objetos relativos a Pessoa, que se encontram espalhados pela casa.












Para poder comentar deves entrar na tua conta