Notícia do dia 20 de julho de 2017

Preços das casas em Portugal aumentam o dobro da Zona Euro (mapa interativo)

Preços das casas em Portugal aumentam o dobro da Zona Euro (mapa interativo)

Os preços das casas em Portugal estão a subir mais do que nunca. Os imóveis residenciais ficaram 7,9% mais caros a nível nacional, no primeiro trimestre deste ano face ao homólogo. Ou seja, um valor perto do dobro do aumento registado na zona euro (4,0%) e União Europeia (4,5%), no mesmo período. Depois da República Checa (12,8%), Lituânia (10,2%) e Letónia (10,1%), Portugal é o quarto país onde o mercado imobiliário mais aqueceu, segundo mostram os dados mais recentes do Eurostat.
CML encaixa mais de 9 milhões com venda de imóveis e terrenos a portugueses

CML encaixa mais de 9 milhões com venda de imóveis e terrenos a portugueses

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) tinha para vender sete parcelas de terreno para construção e cinco frações autónomas para uso não residencial, na hasta pública, da passada sexta-feira. Recebeu ofertas e vendeu a totalidade das cinco frações autónomas e três dos lotes para construção, conseguindo um encaixe total de 9,29 milhões de euros. Todos os compradores são portugueses.
Alojamento local: desde copiar a inventar um número de registo, vale tudo para fintar as novas regras

Alojamento local: desde copiar a inventar um número de registo, vale tudo para fintar as novas regras

As novas regras determinam que, desde 1 de julho passado, as plataformas de reservas de alojamento local só possam aceitar casas licenciadas para o efeito, enfrentando o risco de pagar uma coima caso contrário. Para contornar a nova obrigatoriedade legal, há proprietários a copiar os números de outros concorrentes no negócio de arrendamento de curta duração a turistas ou até a inventar códigos que não existem no Registo Nacional do Alojamento Local (RNAL).

Novopca volta a respirar, seis anos depois de ser declarada falida

Passou de estar, em 2010, no top 15 das construtoras nacionais, para o submundo das muitas empresas falidas, esmagadas pela crise que abalou o setor. Hoje, e a celebrar 70 anos de existência no mercado, a Novopca ganhou uma nova vida e parece ter sobrevivido ao pior. A administração da empresa está convencida de que a construtora vai sobreviver, sobretudo apostada no Brasil e Rússia.
Proibido pagar em dinheiro mais de 3 mil euros

Proibido pagar em dinheiro mais de 3 mil euros

A partir de agora, todos os pagamentos acima de três mil euros já não poderão ser feitos em dinheiro, sejam moedas ou notas. O Parlamento aprovou esta quarta-feira uma lei que determina esta proibição, com base em projetos do PSD e do Blco de Esquerda. O texto final da lei foi votado favoravelmente por todos os partidos, excepto o PAN e o CDS-PP.

Prepara-te para dizer adeus à sardinha portuguesa

O stock de sardinha nacional está em níveis mínimos aceitáveis e serão precisos, pelo menos, 15 anos para que recupere. Desta forma, a sua pesca deve ser totalmente suspensa. O aviso vem do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla em inglês), o organismo científico que aconselha a Comissão Europeia sobre as quotas de captura de peixe.
Obras de oito milhões para reabilitar Pavilhão Rosa arrancam em outubro

Obras de oito milhões para reabilitar Pavilhão Rosa arrancam em outubro

Depois de um conturbado processo de adjudicação, as obras de reabilitação do Pavilhão Rosa Mota já têm agora data marcada: arrancam no próximo mês de outubro e devem prolongar-se pelos dois próximos anos, até maio de 2019. O objetivo é converter o espaço num moderno pavilhão multiusos com capacidade para acolher mais de 8.600 pessoas. No total serão investidos oito milhões de euros.