Notícia do dia 16 de agosto de 2017

Portugueses estão cada vez a liquidar mais cedo o crédito à habitação

O dinamismo do setor imobiliário português, a par das baixas taxas de juro e da melhoria da situação económica nacional, está agora a também ter efeitos nos pagamentos antecipados dos créditos à habitação. O número de reembolsos antes do fim do prazo cresceu quase 30% no espaço de um ano, tendo-se registado mais de 85 mil em 2016, num montante total de 3,2 mil milhões de euros. E perto de 70% destes serviram para liquidar por completo o financiamento contratato. Em vários casos, o objetivo é pedir um novo crédito.
Mais de 300 investidores de olhos nos edifícios históricos que vão ser concessionados

Mais de 300 investidores de olhos nos edifícios históricos que vão ser concessionados

Até ao final do ano, o Governo prevê lançar 12 concursos para os 33 edifícios históricos que pretende concessionar a privados para projetos turísticos, através do Revive. Até ao momento, o programa lançado no ano passado com o objetivo de recuperar e valorizar o património cultural e histórico, já captou a atenção de mais de 300 investidores nacionais e estrageiros, segundo a Secretaria de Estado do Turismo.

Sabias que há cinco universidades portuguesas entre as melhores do mundo?

Portugal volta a figurar entre as melhores universidades do mundo. Desta vez, há cinco estabelecimentos de ensino superior nacionais no ranking de Xangai, sendo que a Universidade de Lisboa continua a ser a instituição de ensino superior mais bem classificada na mais antiga listagem mundial de universidades. Nenhuma outra muda de posição face ao ranking do ano passado.
Já é proibido pagar acima de 3.000 euros em dinheiro

Já é proibido pagar acima de 3.000 euros em dinheiro

A nova lei que vem proibir os pagamentos em dinheiro de montantes iguais ou superiores a três mil euros, sejam moedas ou notas, acaba de ser promulgada pelo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa vem assim dar luz verde à normativa que foi aprovada pelo parlamento, com base em projetos do PSD e do BE, e mereceu nota negativa do Banco Central Europeu, devido à sua incoerência com a diretiva comunitária de prevenção de branqueamento de capitais, que estabelece os 10.000 euros para transações comerciais.