Notícia do dia 9 de janeiro de 2019

... E há menos autarquias a aderir ao IMI familiar

As autarquias que vão dar um desconto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) às famílias residentes e com filhos a cargo – o chamado IMI familiar – são 220 em 2019, menos nove que em 2018. O IMI familiar foi criado em 2015, cabendo às autarquias decidir a cada ano se pretendem aplicá-lo, tendo até 31 de dezembro para informar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) desta sua intenção.
Mudanças à vista: preços das casas vão descer em 2019

Mudanças à vista: preços das casas vão descer em 2019

O imobiliário bateu recordes “nunca antes vistos” em 2018, quer em transações, quer em volume de investimento. A subida de preços foi notória, com os portugueses a ter de “abrir cordões à bolsa” para comprar casa. A dinâmica vai manter-se, mas o equilíbrio será palavra de ordem em 2019. Os preços devem não só estabilizar, como descer, à boleia das novas construções, segundo as previsões dos especialistas.
O que vai mudar no IMI este ano

O que vai mudar no IMI este ano

Os proprietários de imóveis que tenham um IMI até 100 euros terão de pagá-lo de uma só vez em 2019. Esta é uma das novidades, mas há outras. O novo ano traz mudanças nos prazos de pagamento e novas diretrizes nos imóveis devolutos e casas reavaliadas. E claro, um novo escalão no Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI). Explicamos-te tudo.

Preço das casas no Montijo vai (continuar a) subir com confirmação de novo aeroporto

Comprar casa nos concelhos do Montijo, e também nos de Alcochete, encareceu mais de 30% em dois anos: do primeiro trimestre de 2016 para o segundo trimestre de 2018, o preço das casas no Montijo subiu 30,6%, estando agora nos 956 euros por metro quadrado (m2), segundo dados do INE. Uma tendência que se deve manter nos próximos tempos, com o anúncio do arranque do novo aeroporto.