Notícia do dia 27 de janeiro de 2022

Calendários 2022: datas a registar para viver melhor

Entre compromissos profissionais e logísticas pessoais, o tempo parece fugir-nos entre os dedos. Para rentabilizá-lo, o melhor mesmo é planear a agenda. Além disso, ter a vida organizada diminui os níveis de stress e ansiedade. Por isso, decidimos preparar um especial com os prazos a tomar nota seja para marcar férias, pagar o IMI, tratar do IRS 2022, limpar a casa ou cultivar na horta lá de casa. Descobre todas as datas a reter neste guia que reúne os principais calendários de 2022 para organizar a agenda, programar o dia a dia e viver melhor.
Comprar casa com crédito habitação

Comprar casa: com que idade se pode pedir um crédito habitação?

Para muitos portugueses o crédito habitação é a única forma possível de comprar casa, o que significa que os bancos são os grandes aliados dos consumidores na hora de adquirir um imóvel. Há, no entanto, normas a ter em conta, como por exemplo a recomendação do Banco de Portugal (BdP) de os novos créditos habitação terem um prazo máximo médio de 30 anos até final de 2022. Mas será que qualquer pessoa está a tempo de pedir um empréstimo ao banco para comprar casa? 
Vacina contra a Covid-19 diminui a depressão e a ansiedade

Vacina contra a Covid-19 combate a ansiedade e a depressão

Além de ter causado o caos na economia mundial e de ter provocado várias mortes, a pandemia da Covid-19 deixou as pessoas mais tristes. Uma investigação publicada na revista médica The Lancet indica que a pandemia causou quase 130 milhões de novos casos de depressão e ansiedade em todo o mundo até janeiro de 2021. Mas parece ter sido encontrada uma solução eficaz para contrariar estes números: a vacina contra a Covid-19.
Casais têm de avisar Fisco sobre imóveis em comum por causa do AIMI

Casais com imóveis em comum têm de avisar Fisco até 15 de fevereiro

O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), um imposto que prevê taxas adicionais sobre os imóveis que possuem um Valor Patrimonial Tributário (VPT) superior a 600.000 euros, deverá ser pago até dia 31 de setembro de 2021. Antes, há que ter em conta, por exemplo, que imóveis têm em comum os casais, sendo que o Fisco terá de ser avisado sobre a divisão dos mesmos até dia 15 de fevereiro de 2022.
Será construída uma nova ponte a ligar Porto e Gaia

Porto e Gaia ligadas por mais uma ponte

A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa vai obrigar à construção de uma nova ponte ferroviária entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. Trata-se de uma nova travessia que é necessária para os comboios pararem na Invicta, revelou a Infraestruturas de Portugal (IP), adiantando que a obra sobre carris também levará à ampliação da estação de Campanhã.
Antiga fábrica da Baleia, nos Açores, já não vai ser um hotel

Construção de hotel em antiga fábrica de Ponta Delgada chumbada

A proposta de construção de um hotel de cinco estrelas na antiga fábrica da baleia, em São Vicente Ferreira, em Ponta Delgada (Açores), não vai ver a luz do dia. O projeto em causa, que previa a construção de uma unidade hoteleira com 92 quartos e cinco apartamentos de luxo, foi chumbado pela Direção Regional do Turismo. 
Santuário do Cabo Espichel em concurso no Revive

Santuário do Cabo Espichel volta a estar “no mercado”

O Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra, foi lançado a concurso ao abrigo do programa Revive no ano passado, mas acabou por não ser adjudicado, o que significa que o edifício vai agora novamente a concurso. O programa Revive, recorde-se, obriga os respetivos vencedores (privados) dos concursos a recuperarem os imóveis, que estão abandonados, dando-lhes uma nova vida. 
Edifício no centro do porto no mercado

Edifício no centro do Porto está à venda e pode ganhar uma "nova vida"

No centro do Porto, há um edifício que está no mercado, procurando um novo dono para lhe dar uma nova vida. Trata-se do Campo Mártires da Pátria 169, um edifício construído no século XIX e que está pronto para ser reabilitado e ganhar novos usos. Construir ali novas habitações ou um projeto turístico são duas opções a considerar.
Avaliação bancária das casas

Avaliação bancária das casas volta a subir e atinge 1.285 euros por m2

A avaliação bancária é um dos passos a dar na hora de pedir um crédito habitação para comprar casa. E a verdade é que o seu valor tem estado a aumentar mês após mês e a bater todos os recordes. Em dezembro de 2021, o valor mediano de avaliação bancária das casas fixou-se nos 1.285 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 13 euros que em novembro e 11,2% que no mês homólogo. Trata-se, de resto, do valor mais alto desde que há registos. Fazendo um balanço global de 2021, verifica-se que o valor mediano de avaliação bancária subiu 9% face a 2020, situando-se em 1.231 euros/m2.