Uma casa vanguardista que combina madeira sustentável e betão, plenamente integrada na paisagem alentejana.
Comentários: 0
Casas de madeira
Créditos fotografia: Woodtarget

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez apresentamos um projeto com ADN português, assinado pleo arquiteto Gonçalo Bonniz. De traço vanguardista, esta casa de madeira está em plena integração com a paisagem alentejana, a morfologia do terreno e a sua envolvente, um objetivo que foi conseguido pela utilização de materiais que se misturassem com as cores autóctones.

“Um dos grandes drivers era ter uma casa que dominasse a paisagem. Trata-se de um projeto fortemente inspirado no local, tendo como elementos orientadores a morfologia do terreno, a orientação solar e respetivas vistas, as árvores a preservar, que ajudaram a talhar a forma da casa e a tornaram mais integrada, e as cores naturais”, começa por explicar o arquiteto Gonçalo Bonniz, citado em comunicado.

Casas com piscina
Créditos fotografia: Woodtarget

Esta integração cromática “foi um fator preponderante para provocar a dissimulação da habitação na paisagem rural, marcada pela existência de ardósia multicolor, de cor cinzenta e castanha, tendo sido utilizado o betão com pigmento cinza e madeira Kebony Clear para fazer essa ligação cromática”, detalha ainda o arquiteto.

A madeira Kebony Clear tem também uma forte presença nos interiores da moradia. Além da sua aplicação na fachada e no deck das zonas exteriores, este material foi utilizado em diversas áreas interiores, nomeadamente nos armários da cozinha, nos roupeiros e armários em geral, assim como no revestimento de paredes e em todas as portas interiores, cuja altura é de três metros.

Casas no Alentejo
Créditos fotografia: Woodtarget

“Esta aplicação polivalente de Kebony em fachada, decks e em mobiliário, reflete o facto de se tratar de um material de dureza e estabilidade elevadas, mas que é esteticamente muito apelativo e que, além disso, também é sustentável. A casa FdP é já uma referência para o portfólio da Kebony em todo o mundo, sem dúvida,” comenta o engenheiro de madeiras Mário Neves, representante da Kebony em Portugal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta