
A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa vai obrigar à construção de uma nova ponte ferroviária entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. Trata-se de uma nova travessia que é necessária para os comboios pararem na Invicta, revelou a Infraestruturas de Portugal (IP), adiantando que a obra sobre carris também levará à ampliação da estação de Campanhã.
Segundo contrato publicado em 10 de janeiro de 2022 no portal Base, a que o Dinheiro Vivo teve acesso, a IP solicitou um “estudo de opções para um novo atravessamento do rio Douro” ao laboratório Edgar Cardoso. Citada pela publicação, fonte oficial da empresa referiu que será preciso construir uma nova travessia porque a atual ponte de São João “encontra-se no limite da sua capacidade” e não conseguirá “acomodar o serviço de alta velocidade”.
O projeto da ponte de São João, que previa um máximo de 400 circulações de comboios por dia, recebeu em média no ano passado, segundo a própria IP, 147 composições (mercadorias incluídas) por dia, ou seja, menos de metade da capacidade permitida. A nova travessia – a terceira sobre o Douro – será necessária, no entanto, por motivos técnicos. Isto porque no final da ponte de São João, do lado de Gaia, não é possível inserir, totalmente em curva, uma nova linha de alta velocidade.
De acordo com o Dinheiro Vivo, a nova travessia ferroviária estará localizada entre a ponte de São João e a ponte rodoviária do Freixo, dando acesso à estação de Campanhã, passando sobre a praia fluvial do Areinho (em Gaia) e os terrenos da Mota-Engil (no Porto).
No Porto, a estação terminal da alta velocidade será no aeroporto Sá Carneiro, que também terá espaço para acomodar as oficinas de manutenção dos comboios rápidos.
Oito ligações entre Porto e Gaia
Ainda não há (ou não é conhecido) orçamento para a nova ponte ferroviária (e respetivos acessos). Sabe-se apenas, escreve a publicação, que o mesmo será inferior a 500 milhões de euros, um valor referido em novembro de 2020, num artigo do jornal Público, mas que incluía a hipótese de uma estação de alta velocidade em Gaia, cenário que está afastado.
Com a nova travessia sobre carris, passarão a existir oito ligações entre Porto e Gaia sobre o rio Douro, a saber:
- Ponte de Arrábida;
- Futura ponte do Metro do Porto;
- Futura ponte D. António Ferreira dos Santos;
- Ponte Luís I;
- Ponte Maria Pia (desativada);
- Ponte São João;
- Ponte do Freixo.
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