Notícia do dia 3 de novembro de 2022

Casas novas às portas de Lisboa

Empreendimento Polima Hills pronto a escriturar

O empreendimento Polima Hills é constituído por 31 unidades, 5 lojas e 26 apartamentos, e está pronto a escriturar. Atualmente mais de 50% deste projeto encontra-se reservado. O Polima Hills é um empreendimento residencial e comercial situado em São Domingos de Rana, às portas de Lisboa e a pouco mais de 10 minutos de carro das praias da linha de Cascais.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 2,7% mais caro em outubro

Encontrar uma casa para viver é um desafio que muitas famílias enfrentam hoje em dia. Isto porque, por um lado, os agregados veem os rendimentos pressionados pela inflação que atingiu os 10,2% em outubro. E, por outro, os preços das casas para comprar e para arrendar estão em alta. Segundo o índice de preços do idealista, os preços das casas para arrendar em Portugal apresentaram uma subida de 2,7% em outubro face ao mês anterior. Arrendar casa tinha um custo mediano de 12,1 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de outubro deste ano.
Gestão de condomínios com novidades em Portugal

Que futuro para os condomínios? APEGAC vai apresentar 10 propostas

Muito se tem falado, ao longo do ano, do setor da gestão e administração de condomínios em Portugal. Uma área de atividade que sofreu alterações este ano, com a entrada em vigor da nova lei dos condomínios, e que poderá voltar a dar que falar em breve, considerando o setor que há a necessidade de regular a atividade profissional de administração de condomínios. Nem de propósito, a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios vai apresentar 10 propostas para o futuro do setor dos condomínios durante o seu V Congresso, que decorre nos dias 10 e 11 de novembro no Tagus Park, em Oeiras.
Tapete que aquece a casa

Este tapete aquece a casa e ajuda a poupar na conta da luz

Com o inverno e o frio a chegar, importa saber como aquecer a casa de forma económica. Até porque o custo da energia está a subir com a elevada inflação que se faz sentir no país - atingiu os 10,2% em outubro. E, agora, há uma forma fácil e barata de o fazer, dando um toque decorativo à casa. As designers de influência japonesa, Natacha Potouux e Sasha Hourcade, criaram o tapete Tracé que permite aquecer um espaço específico da casa e poupar energia.
CascaisVilla foi vendido e será demolido, dando lugar a casas e comércio

Centro comercial CascaisVilla foi vendido... e ali vão nascer casas

O centro comercial CascaisVilla, localizado à entrada da vila de Cascais, mudou de mãos, tendo sido comprado pelo promotor imobiliário Prime Portugal à Bain Capital Credit, sociedade de investimento sediada nos EUA. O imóvel será demolido e está previsto nascer no local um projeto misto de uso maioritariamente residencial e comercial. Projeto esse que terá a assinatura do conceituado arquiteto britânico Norman Foster.
Rendas apoiadas no Porto

Rendas apoiadas no Porto sem aumentos em 2023

A Câmara Municipal do Porto decidiu que vai manter os valores das rendas apoiadas no próximo ano, sendo que a última vez que a empresa municipal atualizou as rendas apoiadas foi em abril de 2019. A autarquia estima que cerca 30 mil portuenses moram em habitação pública municipal em regime de ar
decoração minimalista

Como renovar a casa sem fazer obras? Estas dicas úteis vão ajudar

Muitas vezes surge a vontade de renovar a casa, uma forma de expressão das mudanças que acontece na nossa vida. Mas ao pensar no processo em si, moroso e difícil, há quem desmotive. E será que tem de ser mesmo assim? Segundo Jaime Beriestain, especialista chileno em design de interiores a viver em Barcelona, revela que há várias formas de renovar a casa sem fazer quaisquer obras e gastando pouco dinheiro. Partindo das suas ideias, explicamos como podes renovar a casa, sem fazer obras.
Dicas para poupar energia em casa

Como poupar em casa? Guia imperdível com mais de 30 dicas

É tempo de apertar o cinto e poupar. Não só na rua, optando, por exemplo, por não gastar tanto dinheiro em restaurantes, mas também em casa. A alta inflação a isso “obriga”, até porque o poder de compra dos portugueses começa cada vez mais a ser esmagado, o que tem impacto direto nos bolsos dos consumidores. Importa saber, então, como é possível poupar em casa. Apresentamos um guia imperdível com 31 dicas. Toma nota. 
Euribor no crédito habitação

Euribor volta a subir em outubro: como agrava as prestações da casa?

Comprar casa com recurso a crédito habitação está a ficar mais caro à medida que o BCE decide aumentar as taxas de juros diretoras. A última subida ocorreu no passado dia 27 de outubro, em 75 pontos base, elevando a taxa de refinanciamento para os 2%. Esta decisão influencia as taxas Euribor, que estão a subir em flecha para todos os prazos. Isto quer dizer que quem pretende, hoje, contratar um empréstimo habitação de taxa variável vai pagar mais de prestação da casa do que quem contratou há meses ou anos. O idealista simulou como é que as recentes subidas da Euribor impactam as prestações.
Renegociar crédito habitação

Renegociações de crédito habitação têm “consequências”, alerta BCP

O Governo socialista de António Costa está a preparar um diploma que vem apoiar as famílias com crédito habitação, que estão a ver as prestações da casa subir à boleia da Euribor. A ideia passa por criar um novo regime de renegociação dos contratos de crédito habitação com os bancos destinado às famílias que têm taxas de esforço superiores a 40%. Mas o CEO do BCP, Miguel Maya, acredita que esta medida de renegociação dos créditos “têm consequências” na forma como os bancos olham para estas famílias, já que ficam marcadas como clientes de risco.
Fed sobe juros

Fed volta a subir juros em 75 pontos – taxas nos EUA já chegam aos 4%

Do outro lado do Atlântico, a Reserva Federal norte-americana (Fed) está a apostar todas as cartas na subida das taxas de juro para baixar a inflação que se sente nos Estados Unidos da América (EUA), até aos 2%, o nível em que é assegurada a estabilidade de preços na economia. Esta quarta-feira, dia 2 de novembro, o Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla inglesa) decidiu voltar a subir a taxa de juro em 75 pontos base, elevando-a para um intervalo entre 3,75% e 4%, o valor mais elevado no país desde 2007.
Taxas de juro em Macau e Hong Kong

Macau e Hong Kong voltam a subir taxas de juros

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) anunciou hoje uma subida em 0,75 pontos percentuais da principal taxa de juro de referência. A decisão surgiu depois de a Autoridade Monetária de Hong Kong ter anunciado, também hoje, a subida em 75 pontos base da taxa de juro de referência, para 4,25%, de
Fim dos vistos gold

Fim dos vistos gold à vista: o que trouxe este programa para Portugal?

A polémica volta a estar instalada em torno dos vistos gold, depois do primeiro-ministro ter admitido que o Governo está a avaliar o fim deste programa para obtenção de autorização de residência em Portugal. Este programa criado em 2012 captou investimento estrangeiro na ordem dos 6,56 mil milhões de euros até setembro, tendo sido a sua grande maioria alocado ao setor imobiliário. Em reação à avaliação do fim dos vistos gold pelo Governo, Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, afirma que o setor imobiliário viu "com grande surpresa, mas também preocupação e consternação este anúncio".
juro médio no crédito habitação

Juro médio nos novos empréstimos da casa sobe para máximo desde 2015

A taxa de juro média dos novos crédito habitação aumentou em setembro para 2,23%, contra 2,01% em agosto, sendo o valor mais alto desde outubro de 2015, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira. Segundo refere, “esta evolução está em linha com a subida das taxas médias da Euribor em agosto”, sendo que 87% do montante dos novos empréstimos habitação utilizou como indexantes a Euribor a seis ou a 12 meses.
Renegociar o crédito da casa

Crédito habitação renegociado só a partir de taxa de esforço de 36%

Já é conhecida a proposta do Governo que visa atenuar o impacto do aumento da subida dos juros nas famílias com crédito habitação. A proposta aprovada pelo Executivo esta quinta-feira (3 de novembro de 2022) permite que os empréstimos concedidos pelos bancos para comprar casa com uma taxa de esforço acima de 36% possam ser renegociados sem penalizações, desde que o financiamento em causa seja inferior a 300.000 euros. O decreto-lei em causa irá aplicar-se desde a entrada em vigor e durante todo o ano de 2023.