Notícia do dia 9 de novembro de 2022

Acesso à habitação

Semana da Reabilitação Urbana volta ao Porto de 22 a 24 de novembro

A celebrar a sua 10.ª edição, a Semana da Reabilitação Urbana (SRU) está de regresso à cidade do Porto, de 22 a 24 de novembro. O evento vai decorrer no Palácio da Bolsa e dará destaque a temas relacionados com o acesso à habitação, a sustentabilidade e o investimento imobiliário. Uma vez mais, a iniciativa conta o apoio do idealista enquanto portal oficial.  
poupar em casa

Como poupar energia: caixilharias, painéis e até domótica

A atual crise no setor energético tem provocado um significativo aumento do preço da eletricidade e do gás natural. Mas há pequenas mudanças a implementar em casa que podem, a curto prazo, atenuar o valor das faturas no final do mês. Além de ajudar a poupar no consumo de energia, também permitem diminuir a pegada ecológica e valorizar o imóvel.

Obra-prima ou bico de obra? Os principais erros ao remodelar a casa

Só quem nunca fez uma obra não sabe que remodelar uma casa é um projeto bem mais longo, complexo e desgastante do que parece à partida. Requer conhecimento técnico, planeamento, flexibilidade e criatividade nas soluções, negociação de preços, paciência e muita, muita experiência. Para que te possas precaver, a Staging Factory identifica os principais erros aos quais é preciso estar atento neste artigo escrito para o idealista/news.
Dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência

PRR à lupa: só 5% das verbas pagas chegaram a famílias e empresas

Portugal já recebeu 3.321 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo se lê no último relatório da estrutura de missão Recuperar Portugal, responsável pela execução do PRR. Deste montante, no entanto, apenas chegaram às famílias e empresas 154 milhões de euros – 110 milhões e 44 milhões de euros, respetivamente –, o equivalente a apenas 5% do “bolo” total. 
auri katariina

Esta influencer do TikTok limpa casas de estranhos de graça

Chama-se Auri Katariina, é filandesa, e tem quase oito milhões de seguidores na rede social TikTok, onde se intitula como a "rainha da limpeza". Isto porque a influenciadora digital dedica-se a organizar e limpar casas em todo o mundo gratuitamente. Esta sua paixão pela arrumação virou um trabalho, que já a levou a viajar para lugares como os EUA ou o Reino Unido.
Apoios ao arrendamento em Portugal

Porta 65: próximo concurso terá rendas máximas atualizadas

O Programa Porta 65 – Jovem, que visa apoiar o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, vai chegar a mais pessoas em 2023. Isto porque o próximo concurso, agendado para abril do próximo ano, já terá as rendas máximas atualizadas, em linha com os limites definidos no Programa de Arrendamento Acessível (PAA), que atribui apoios mais elevados que os que são concedidos através do Porta 65. A garantia foi dada pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves. Esta era, de resto, uma das medidas previstas para o setor da habitação no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
impostos imobiliários

Receitas do IMT disparam e engordam cofres das autarquias

Os impostos imobiliários continuam a revelar-se como importante fonte de financiamento para as autarquias nacionais. Dados recentes divulgados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2021 mostram que as receitas próprias das câmaras cresceram, em termos globais, sobretudo devido ao aumento em 10,4% da cobrança de impostos diretos, com destaque para o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). No ano passado, as câmaras encaixaram 1.345 milhões com este imposto.
Setor da construção sente os efeitos da guerra na Ucrânia

Construção: “Tendência nos próximos anos é de alguma desaceleração”

A indústria da construção foi das que deu melhor resposta durante a pandemia, tendo dado sinais de estar resiliente, mas a guerra na Ucrânia e respetivas consequências no setor deixam antever que o crescimento desacelere a nível global nos próximos anos: de 6,1% em 2021 para 3,6% em 2022 e 2023. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Global Powers of Construction (GPoC) da Deloitte. 
moradias em Lisboa

Viver numa moradia no centro de Lisboa: assim serão as Townhouses 

Viver numa moradia no centro de Lisboa vai ser possível. Estão a nascer duas ‘townhouses’ de dois pisos em pleno Chiado, num edifício pombalino, com vista privilegiada sobre o Tejo. Estas residências exclusivas fazem parte do projeto South Chiado, da Athena Advisers, que estará concluído no último trimestre deste ano, altura que os seus 15 apartamentos e as duas moradias duplex em banda ficarão prontos a habitar.
Transição energética em Portugal

Futuro de Portugal é ser “exportador de energia verde”, avança Costa

A crise energética está instalada na Europa. Tudo começou quando eclodiu a guerra na Ucrânia, um conflito que travou o abastecimento de gás russo no espaço europeu. Desde então, os preços dos produtos energéticos estão a escalar. E a importância de apostar em energias renováveis voltou para a ribalta. Portugal está comprometido em atingir a neutralidade carbónica até 2050, tanto que poderá ser antecipada para 2024. E a intenção do primeiro-ministro sobre esta matéria ainda vai mais longe: “Temos a ambição [de ser] exportadores de energia verde”, declarou António Costa.
Negócio imobiliário em Caminha

Acordo imobiliário em Caminha: secretário de Estado afasta ilegalidade

A construção do Centro de Exposições Transfronteiriço (CET) em Caminha está sob o olhar atento do Ministério Público, dado o pagamento adiantado de 300 mil euros em arrendamento do espaço ao promotor do projeto em 2020. O autor deste negócio imobiliário foi o, então, presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, que é hoje secretário de Estado-Adjunto do primeiro-ministro. Falando pela primeira vez sobre este tema, Miguel Alves não admite “nenhum cenário de ilegalidade” sobre este caso, sublinhando que “os factos falam de legalidade, de transparência e de interesse público”.