Garantia dada pela secretária de Estado da habitação Marina Gonçalves. Valores atuais de renda máxima estão muito desatualizados.
Comentários: 0
novo concurso do Porta 65
Foto de Maria Ovchinnikova @Pexels

O Programa Porta 65 – Jovem, que visa apoiar o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, vai chegar a mais pessoas em 2023. Isto porque o próximo concurso, agendado para abril do próximo ano, já terá as rendas máximas atualizadas, em linha com os limites definidos no Programa de Arrendamento Acessível (PAA), que atribui apoios mais elevados que os que são concedidos através do Porta 65. A garantia foi dada pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves. Esta era, de resto, uma das medidas previstas para o setor da habitação no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Ao abrigo do Porta 65, os jovens que se candidatarem recebem uma percentagem do valor da renda, sendo que há montantes de renda máxima admitidos, definidos por concelho e por tipologia de casa, escreve o Público, salientando que os valores de renda máxima em causa são muito baixos e longe da realidade do mercado. O OE2022 prevê, nesse sentido, que haja uma correção de valores, que contemple máximos de renda admitida mais elevados.

Marina Gonçalves confirma agora, numa audição no Parlamento, no âmbito da apreciação do OE2023, que esta autorização legislativa será implementada ainda este ano, sendo aplicada no próximo concurso do Porta 65, em abril.

 “É objetivo concretizar a norma que está no OE, mas o ano de vigência do Orçamento é até ao final deste ano. A legislação será aprovada”, disse a governante, citada pela publicação, salientando que a compatibilização das regras do Porta 65 com as do PAA “implica alterações nas plataformas”, o que faz com que o processo possa demorar. 

Governo quer continuar a reforçar o Porta 65

A secretária de Estado da Habitação adiantou ainda que o Executivo pretende “continuar a reforçar o programa, como foi feito este ano, para chegar a mais jovens”. O OE2023 prevê o reforço da dotação orçamental do Porta 65 em cerca de 26%, de 24,5 milhões de euros este ano para 31,3 milhões no próximo ano. 

As candidaturas ao Porta 65 Jovem são todas feitas online, no Portal da Habitação. Basta clicar em “Apresentar Candidatura” e entrar com o Número de Contribuinte (NIF) e senha definida para aceder à Autoridade Tributária. Este guia completo sobre o tema, preparado pelo idealista/news, reúne todas as informações e detalhes sobre este programa de apoio ao arrendamento jovem.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta