Notícia do dia 14 de novembro de 2022

Luz e gás mais caros na Europa

Eletricidade e gás estão mais caras na UE – em Portugal a luz desceu

A fatura da luz e do gás aumentou substancialmente nos países da União Europeia (UE) em 2022, devido à crise energética, que se agudizou na sequência da guerra na Ucrânia. Dados recentes divulgados pelo Eurostat mostram isso mesmo, que o consumo de 100kWh de eletricidade de uma família custava em média 22 euros no primeiro semestre de 2021 e custa agora, nos primeiros seis meses deste ano, 25,3 euros. Já o preço médio do gás passou de 6,4 euros para 8,6 euros por 100 kWh. No caso concreto de Portugal, o preço do gás aumentou 10% e o da luz desceu 1%.

Sala e cozinha open space: 5 ideias para separar ambientes

Quando se projeta uma casa, é fundamental pensar em como dividir a sala e a cozinha em open space, caso estes dois ambientes tenham de conviver na mesma divisão. As soluções são muitas e diferentes, cada uma útil para resolver um ou mais dos problemas de conforto e design que surgem quando se decide derrubar uma parede para ganhar mais espaço.
pagar IMI

IMI 2022: atenção às prestações a pagar até final de novembro

Se és dos contribuintes que paga o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) em prestações, sabe que até ao final de novembro é preciso acertar contas com o Fisco nesta matéria. Durante este mês está a pagamento a 2ª prestação, se superior a 100 euros ou inferior a 500 euros, ou da 3ª prestação, se superior a 500 euros.
Risco de bolha imobiliária

Bolha imobiliária: quais as cidades do mundo com maior risco?

Quando um mercado residencial ganha força e os preços das casas sobem, começam a soar os alarmes. Estes são sinais de que o mercado está a ficar sobrevalorizado e a sentir uma forte procura para a oferta existente. Foi este cenário que se verificou na última década em várias cidades do mundo, especialmente no Canadá, nos EUA e em várias capitais europeias, que estão hoje em risco de bolha imobiliária, segundo analisa a UBS.

The Line: cidade verde futurista da Arábia Saudita sai do papel

As obras para construir aquela que será a cidade do futuro já começaram. Quando em 2021 a Arábia Saudita apresentou o The Line, um projeto de cidade vertical e sustentável de 170 quilómetros no meio do deserto, poucas pessoas levaram a sério a proposta. Mas a verdade é que, um ano depois, já circulam fotografias de drones nas quais retroescavadoras e camiões podem ser vistos ao lado da faixa delimitada onde será construída.
Quinta do Cedro

Casas novas em Oeiras: 28 apartamentos do T1 ao T4 duplex

Os empreendimentos Quinta do Cedro e Paulo Duque, a nascer na frente ribeirinha da zona de Dafundo-Algés, já se encontram em comercialização. Trata-se de dois projetos imobiliários da Vogue Homes que, em conjunto, vão trazer 28 novos apartamentos àquela zona.
isenção de IMT

Jovens isentos de IMT na compra de casa até 250 mil euros em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, quer avançar com a isenção de IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões) para jovens até 35 anos que comprem casas num valor máximo de 250.000 euros na capital. Se a medida for aprovada, deverá entrar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2023.
Renegociar crédito habitação

Renegociar créditos da casa: faltam dados para medir taxas de esforço

As novas regras de renegociação dos créditos habitação foram aprovadas há dias pelo Governo e já estão a dar que falar. A banca está comprometida em cumprir o novo diploma, mas sente que há detalhes que precisam de ser afinados. Uma das dificuldades referidas pelo presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) passa mesmo pelo processamento da informação, para calcular a taxa de esforço das famílias, que estão a pagar créditos habitação mais caros por via da subida da Euribor. “O mais complicado no diploma é lidar com uma informação que os bancos não têm”, alerta Vítor Bento.
arejar a casa

4 truques para arejar a casa no outono-inverno

Manter a casa arejada durante o outono-inverno pode ser um grande desafio. E não, não é por estar mais frio que deves deixar de fazê-lo. Ventilar a casa regularmente traz muitos benefícios, nomeadamente para a saúde e bem-estar. E não só. É fundamental para evitar problemas de humidade e mofo, vírus e bactérias, ácaros, ou eliminar os maus cheiros.
Quotas de condomínio

Despesas com o condomínio: “Estamos a entrar num período perigoso”

O pagamento das quotas dos condomínios é uma das despesas que muitas pessoas têm de enfrentar. Um valor mensal que poderá também aumentar, na sequência da alta taxa de inflação que se verifica. Para Vítor Amaral, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), não há dúvidas de que se está a “entrar num período perigoso”. O responsável antecipa, de resto, um aumento na ordem dos 7% a 8% em 2023.
alojamento local

IMI para imóveis de Alojamento Local agravado em 100%

O PS propõe que as autarquias possam agravar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) até 100% no caso de imóveis que estejam a ser usados para o alojamento local. Em causa está a alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) apresentada pelo Grupo Parlamentar do PS.
Como está a economia de Portugal

Inflação, PIB e défice: o que prevê a CE para o futuro de Portugal?

A Comissão Europeia já revelou as suas previsões macroeconómicas de outono. E não trouxe boas notícias para Portugal, já que reviu em alta a inflação para 8% em 2022. Ainda assim, o crescimento económico português para este ano foi revisto em alta para 6,6%. Já as previsões para o défice do PIB ficaram nos 1,9%. Para 2023, embora o executivo comunitário antecipe reduções na inflação e no défice, prevê que a economia portuguesa cresça apenas 0,7%. Este é um cenário projetado para toda a Europa, já que se prevê uma contração da economia europeia para 2023, colocando vários países em recessão.
Fuse Valley em Matosinhos

Fuse Valley: Matosinhos suspende PDM para permitir construção

A Câmara Municipal de Matosinhos suspendeu parcialmente, por dois anos, o Plano Diretor Municipal (PDM) para permitir a construção do centro de inovação tecnológica “Fuse Valley”, segundo publicação em Diário da República (DR). Este empreendimento vai criar 12.000 postos de trabalho qualificado