Notícia do dia 16 de dezembro de 2022

Sandra Bullock vende casa na Califórnia por 5,6 milhões

A famosa atriz Sandra Bullock vendeu a sua casa na Califórnia por 5,6 milhões de dólares. A propriedade de 36 hectares, localizada em Valley Center, a nordeste de San Diego na Califórnia, foi colocada no mercado em setembro e o negócio fechado pouco tempo depois de o anúncio ter sido feito.
O idealista deseja-te um feliz 2023

O idealista deseja-te um feliz 2023

Logo quando parecia que 2022 ia finalmente ser um ano calmo e que começava uma era pós-Covid despreocupada, de repente, tudo ficou de pernas para o ar e descobrimos que as coisas podiam tornar-se ainda mais complicadas. Mas terminamos o ano na esperança de que o próximo seja melhor.
casas sustentáveis

Uma casa pré-fabricada onde se toca música sem incomodar os vizinhos

Quando é necessário encontrar soluções para novos problemas, a criatividade humana dá um passo em frente e surgem ideias inovadoras. E neste cenário surgem propostas que visam facilitar a adaptação a este novo contexto, como está a ser feito pela empresa britânica AUAR (Automated Architecture), que desenvolveu estas interessantes unidades modulares de madeira utilizando um sistema que integra robótica e automação para proporcionar habitações de alta qualidade, de design bonito e sustentável a preços acessíveis.
BCE volta a subir juros

BCE vai voltar a subir juros em 2023: como vai impactar a economia?  

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a subir as taxas de juros diretoras esta quinta-feira, dia 15 de dezembro, pela quarta vez em 2022. A autoridade monetária e financeira da Europa cumpriu as previsões do mercado e elevou o preço do dinheiro na Zona do Euro em 50 pontos base, atingindo os 2,5%. Apesar de as taxas estarem no nível mais alto desde dezembro de 2008, o mercado não tem dúvidas de que os juros diretores vão continuar a subir em 2023. Mas quais vão ser as consequências para a economia? E para os créditos habitação? O idealista/news falou com vários economistas e explica tudo.
Comprar casa 2023

Casas para ter uma vida melhor em 2023 a partir de 50 mil euros

Comprar uma casa própria não foi uma tarefa fácil em 2022? Mantemos a esperança que próximo ano, será melhor e que poderás finalmente cumprir o grande sonho de comprar uma casa. Mais do que técnicas de decoração, existem outros aspetos a considerar para ter um imóvel confortável e funcional. 
PIB de Portugal

Poder de compra em Portugal cai para 75,1% da média europeia

O poder de compra em Portugal caiu 1,1 pontos percentuais (p.p.) em 2021 face a 2020, situando-se em 75,1% da média europeia, ocupando a 16.ª posição entre os 19 países da Zona Euro, divulgou esta quinta-feira (15 de dezembro de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Setor da construção em Portugal quer agilizar licenciamentos

Licenciamentos: construção assina memorando para simplificar processos

Uma dezena de entidades do setor da construção e imobiliário assinou um memorando de entendimento para elaboração de uma proposta de uniformização de procedimentos administrativos em operações urbanísticas, visando simplificar e agilizar processos de licenciamento urbanos. Esta é uma das novidades que resultou da Convenção da Construção, que terminou dia 14 de dezembro, sendo que foram também apresentadas 34 propostas para o desenvolvimento e aceleração da atividade, incluindo medidas para atrair mão-de-obra e um apelo a legislação mais estável.
comprar casa

Empresas podem apoiar jovens a comprar casa com fundo de compensação

As empresas vão poder usar verbas do Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) para formação ou apoio à habitação dos trabalhadores jovens a partir de julho, sendo necessário o acordo dos trabalhadores, segundo informação avançada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Preço da luz a subir

Preço da luz vai subir 1,6% em janeiro de 2023

O preço da eletricidade em mercado regulado aumenta 1,6% em janeiro de 2023, em relação a dezembro de 2022, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média deste ano, valores superiores aos propostos em outubro, anunciou a ERSE.
gás natural

Fatura do gás natural aumenta cerca de 3% a partir de janeiro

A fatura do gás natural vai aumentar, a partir de janeiro, cerca de 3% para os clientes mais representativos do mercado regulado, depois de um desvio nas previsões dos preços de aquisição. Num comunicado, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSD) referiu que atualizou “o preço da tarifa de energia do mercado regulado, em +2 euros por MWh, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023”.