Notícia do dia 19 de dezembro de 2022

Países europeus mais viciados nas redes sociais

Os europeus mais “viciados” nas redes sociais são…

É no norte da Europa, sobretudo na Dinamarca e na Noruega, que há mais pessoas a usar redes sociais. A lista dos países europeus onde há mais pessoas “viciadas” em redes sociais é liderada pela Islândia, onde apenas 7% dos residentes com mais de 16 anos dizem não utilizar, por exemplo, o Facebook, o Instagram, o Twitter ou o Snapchat, entre outras. 
Viver em Lisboa

Viver em Lisboa: “Expatriados estão entre os mais felizes do mundo”

Quem decide viver fora do seu país de origem procura mais qualidade de vida, segurança, bons salários e casas acessíveis. Mas como vivem expatriados pelo mundo? A InterNations questionou os estrangeiros que moram em 50 países e revelou que Lisboa é considerada, pelos expatriados, a quarta melhor cidade do mundo para viver, aponta o Expat City Ranking 2022. A capital portuguesa destaca-se pela ótima qualidade de vida, bom clima, simpatia local e custo de vida acessível. Mas, segundo o estudo, nem tudo corre bem em Lisboa: as perspetivas de carreira são baixas, assim como os salários.
casas de sonho

Sindalah: a primeira ilha de ultra-luxo na Arábia Saudita

Espera-se que o Sindalah comece a receber hóspedes no início de 2024 para que possam desfrutar das suas requintadas instalações e ofertas exclusivas. Cobrindo aproximadamente 840.000 metros quadrados, o Sindalah será um novo porto de abrigo para iates de luxo, oferecendo uma nova época para visitantes e convidados usufruírem.
burnout

Do vício no trabalho ao burnout: o que é ser workaholic?

Um workaholic é alguém que coloca a carreira no centro de tudo – acima até da vida pessoal, do tempo de descanso ou férias. Trata-se de uma pessoa viciada em trabalho, que não consegue desligar-se das tarefas mesmo nas horas vagas, e que investe mais tempo e energia no trabalho do que é exigido. Na realidade, este comportamento pode ser uma armadilha perigosa, e uma ameaça à saúde mental que pode dar origem a estados de burnout.
empreendimentos

Monview: 168 apartamentos em Miraflores desde 261 mil euros

Em pleno centro de Miraflores, junto ao Parque Urbano e com vista privilegiada sobre o Parque Natural de Monsanto, vai começar a nascer o Monview. Trata-se de um condomínio privado com 168 apartamentos de tipologias T1 a T4 duplex e penthouses, com preços entre os 261.000 euros e os 1.990.00.0 euros. O projeto nasce pela mão da Norfin, e representa umm investimento de 80 milhões de euros.
Amancio Ortega investe em arranha-céus residencial nos EUA

Amancio Ortega compra arranha-céus de luxo em Seattle por 305 milhões

O fundador do grupo Inditex (dono da Zara e da Massimo Dutti), Amancio Ortega, continua a investir forte no mercado imobiliário dos EUA, tendo comprado, através da sua empresa de investimentos Pontegadea, um arranha-céus residencial de luxo em Seattle por 324 milhões de dólares (305 milhões de euros). Trata-se da torre Kiara, que tem 461 apartamentos para arrendar e que se encontra perto sede da Amazon.
Webhelp Aveiro

Assim é o novo escritório da Webhelp em Aveiro: tem 1.010 m2

Os novos escritórios da Webhelp ficam localizados no empreendimento Blanc, em Aveiro, ocupando uma área de 1.010 metros quadrados (m2). Este é o quinto escritório em Portugal da multinacional especialista em soluções de outsourcing e client experience, depois de Lisboa, Oeiras e Braga.
Mercadona abre em Oeiras

Mercadona já chegou ao distrito de Lisboa com nova loja em Oeiras

Depois de iniciar a sua rota de expansão em Portugal no verão de 2019, a Mercadona já conta com uma rede de 39 supermercados no país. E a última loja que abriu foi o supermercado em Oeiras, no Taguspark, que marca a entrada da rede espanhola no distrito de Lisboa. A inauguração deste novo supermercado ocorreu na passada quinta-feira, dia 15 de dezembro.
Viceroy Residences

Highgate é a nova dona da rede hoteleira Viceroy

A promotora americana Highgate anunciou um acordo definitivo para a compra do Viceroy Hotels & Resorts, grupo hoteleiro com sede em Los Angeles, conhecido pelos seus hotéis e resorts de luxo modernos em todo o mundo. Recorde-se que o Ombria Resort, no Algarve, engloba um hotel Viceroy e também as primeiras branded Viceroy Residences na Europa da cadeia hoteleira.
passagem de ano

Natal e Ano Novo: 9 dicas para manter a casa segura durante as festas

Esta época festiva leva a que muitos se desloquem pelo país ou até para o estrangeiro, deixando a sua habitação vazia e sem vigilância. Aliando isso ao aumento de assaltos ou tentativas de roubo que ocorre no último trimestre de cada ano, podem surgir alguns receios relativamente à segurança da habitação. A pensar nisso, deixamos-te algumas dicas para manter a casa segura na época do Natal e passagem de ano.
Como estar em teletrabalho e manter a casa quente?

Como trabalhar em casa sem ter frio e... sem ligar o aquecimento?

O teletrabalho, ou o modelo de trabalho híbrido, ganhou força com o aparecimento da pandemia, sendo que muitas empresas acabam por permitir que os colaboradores trabalhem a partir de casa. Mas nem tudo são boas notícias: é que em tempos de inflação alta e de custo de vida a aumentar, nomeadamente por via da energia, muitas pessoas aquecem a casa com sistemas de aquecimento, o que faz disparar a fatura da luz e do gás. Mas há formas de manter a casa quente (e quem lá vive) de forma sustentável. Fica a saber como.
Crédito habitação vinculado

Crédito habitação sem vinculação: quais as vantagens e desvantagens

Quando uma família está a procurar um crédito habitação para comprar casa é muito comum encontrar empréstimos que oferecem condições mais vantajosas, se forem contratados em conjunto com outros produtos bancários. É o que se costuma chamar de hipotecas vinculadas. Embora os bancos em Portugal não possam obrigar os clientes a contratar 'extras' para conceder o empréstimo, é muito comum reduzirem o spread como "bónus". Mas será melhor contratar um crédito habitação com ou sem vinculação? Explicamos neste artigo.
arrendar casa

Porta 65 vai mudar: teto das rendas atualizado a partir de janeiro

O programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65 vai mudar. O Governo vai atualizar os montantes máximos de renda dos imóveis apoiados, “para se adequar mais realisticamente aquilo que são os valores de mercado”. O anúncio foi feito por António Costa, no encerramento do congresso da Juventude Socialista em Braga, no passado fim de semana. Novos limites entram em vigor a 1 de janeiro de 2023.
Taxa de esforço no crédito habitação

Esforço para pagar casa vai estabilizar para quem tem menores salários

A subida da inflação e das taxas de juro aumenta a pressão sobre os orçamentos das famílias. Tendo em conta este cenário e a subida de rendimentos em 2023, o Banco de Portugal (BdP) conclui que a generalidade das famílias com empréstimos a taxa variável (inclusive a hipoteca da casa) conseguirá manter o consumo de bens essenciais e satisfazer o serviço da dívida com os seus rendimentos em 2023. E mesmo as famílias com menores salários vão ver a taxa de esforço para pagar os créditos de taxa variável a estabilizar em 2022 e a subir ligeiramente em 2023.
rendas acessíveis

Arrendamento Acessível com novas regras para apoiar classe média

O Governo vai alterar as regras do Programa de Arrendamento Acessível (PRA) para aumentar o potencial de adesão a esta iniciativa, que entrou em vigor em 2019. O novo decreto-lei está a ser elaborado para que passe a permitir contratos com prazos inferiores a cinco anos para outras pessoas além dos estudantes do ensino superior, eliminando também a taxa de esforço mínima.
Compra de casas em Portugal

Subida de juros "abranda significativamente" compra de casa em 2022

As taxas de juro nos créditos habitação estão a subir a toda a velocidade em 2022. E este fator aliado ao aumento da inflação em Portugal – fixou-se em 9,9% em novembro -, tem um impacto direto na compra de casas no país. Segundo as estimativas do Banco de Portugal (BdP), o investimento em habitação “abranda significativamente em 2022” e vai reduzir em 2023. Mas entre 2024 e 2025, é esperado um aumento da compra de casas, associado à subida do rendimento das famílias portuguesas, bem como à maior procura de casas por estrangeiros.
Habitação acessível para jovens

Habitação acessível é um dos "maiores desafios” dos jovens, diz Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, sublinhou este fim de semana, em Braga, a aposta do Governo em políticas para que os jovens se possam realizar plenamente em Portugal, para evitar a fuga de capital humano. Para o primeiro-ministro, o trabalho digno e a habitação acessível são os “dois maiores desafios” que atualmente se colocam aos jovens, após o seu percurso escolar.
Recessão económica

Portugal esquiva-se da recessão económica em 2023, diz BdP

As previsões do Banco de Portugal (BdP) para 2023 e para os anos seguintes dão um novo ânimo à economia. Isto porque o regulador português estima que a inflação – que chegou aos 9,9% em novembro – deverá começar a cair gradualmente, fixando-se em 5,8% no próximo ano. E, apesar de estar em cima da mesa uma recessão técnica na área euro pelo Banco Central Europeu (BCE) no próximo ano, a economia portuguesa deverá esquivar-se a este cenário, estando previsto um crescimento de 1,5% em 2023.