
Casas pré-fabricadas ou móveis: licenciamento é (ou não) obrigatório?
A febre das casas pré-fabricadas veio para ficar. Deixou de ser apenas tendência, para se consolidar como realidade imobiliária em Portugal. Há cada vez mais projetos e empresas dedicadas a este segmento, que atualmente se assume como alternativa à alvenaria tradicional – também pelo preço e rapidez de montagem. Ainda assim, a construção de casas pré-fabricadas, modulares ou móveis continua a levantar muitas dúvidas em matéria de licenciamento. Explicamos tudo com a ajuda de especialistas legais.

Casa pré-fabricada ou tradicional: qual escolher?
Ao longo dos últimos anos, o panorama da construção mudou consideravelmente. As casas modulares, uma tendência de longa data em países como os Estados Unidos, irromperam no mercado, devido às suas inúmeras vantagens. Mas serão estas casas realmente superiores às construídas de forma tradicional? Entre uma casa normal ou pré-fabricada, qual a melhor?

Como lavar um tapete a seco: 4 truques caseiros
Houve um acidente naquele jantar mega divertido que deixou marcas no tapete aí da sala? Ou tens simplesmente sujidade acumulada e já não aguentas ver manchas espalhadas? Então sim, está na hora de lavar o tapete aí de casa.

ERC procura imóvel para arrendar em Lisboa com mais de 2.000 m2
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está à procura de um novo imóvel para arrendar em Lisboa para instalar a sua sede, revelou em comunicado a empresa, adiantando que está recetiva a receber propostas – através do email info@erc.pt – até ao dia 29 de dezembro de 2022.

As 6 remodelações de casa mais procuradas em 2022
2022 tem sido um ano de renovações em casa. A mudança de certos hábitos de vida e, acima de tudo, a fatura energética têm sido as forças motrizes por detrás disto. Mas também não devemos esquecer o aumento do custo das hipotecas. Perante a dúvida entre comprar e renovar, muitas pessoas preferiram não correr o risco e dar uma segunda oportunidade à sua casa. Mas quais têm sido as renovações deste ano? Os peritos de habitissimo dizem-nos.

Como usar a cal para construir e reabilitar casas
A cal é um pó branco obtido pela decomposição térmica do calcário, constituída sobretudo por óxido de cálcio. É um produto muito usado na construção civil, na produção de cerâmicas e noutros ramos da indústria. Tem origem nas rochas calcárias ou magnesianas e pode ser encontrada em diferentes tipos.

Certificados de aforro e do Tesouro: stocks a subir há oito meses
Em novembro, os stocks de certificados de aforro e do Tesouro voltaram a subir para um total de 33.263,25 milhões de euros, mais 1.414,07 milhões de euros (+4,4%) que em outubro e mais 9,8% que no período homólogo.

Seixal já tem 80 casas e empresas abastecidas com hidrogénio
Perto de 100 consumidores no concelho do Seixal, entre habitações e empresas, já estão a ser abastecidos com hidrogénio verde desde outubro passado. A empresa responsável é a Floene, criada para designar o operador de redes Galp Gás Natural Distribuição (GGND).

IMI 2023: em que municípios a taxa vai descer? E manter-se?
Com um novo ano prestes a iniciar-se, os municípios já começaram a fazer contas à vida e a tomar decisões que afetam as carteiras das famílias - as quais já estão bem pressionadas pela alta inflação que se faz sentir. Uma das decisões das autarquias prende-se precisamente com a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar no próximo ano. E sobre este ponto já se sabe que a maioria dos municípios com mais de 100 mil habitantes decidiu manter o imposto da casa e alguns apostaram mesmo numa redução da taxa. Mas há mais novidades.

Bairros Saudáveis: prazo prorrogado até 30 de abril de 2023
O Governo decidiu prorrogar o prazo de conclusão do Programa Bairros Saudáveis até 30 de abril de 2023, sendo já o terceiro prolongamento da vigência deste instrumento, para permitir aos projetos e à coordenação nacional concluírem os trabalhos.

Fundos imobiliários: valor sob gestão volta a subir em novembro
Em novembro de 2022, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.755,6 milhões de euros, mais 55 milhões (0,5%) do que em outubro. Em causa estão dados divulgados recentemente pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Setúbal vai reabilitar 455 fogos no Bairro da Bela Vista
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou um concurso público de 36,6 milhões de euros para reabilitação de 455 fogos no Bairro da Bela Vista, com financiamento assegurado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A empreitada para reabilitação do "Bairro Amarelo" da Bela Vista, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, será adjudicada em quatro lotes.