
A cal é um pó branco obtido pela decomposição térmica do calcário, constituída sobretudo por óxido de cálcio. É um produto muito usado na construção civil, na produção de cerâmicas e noutros ramos da indústria. Tem origem nas rochas calcárias ou magnesianas e pode ser encontrada em diferentes tipos.
Num artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, apresenta dicas sobre como usar a cal para construir e reabilitar casas.
Tipos de Cal
Cal virgem
A cal virgem também é conhecida como cal viva. Devido à sua espessura fina, ela é a mais indicada para ter um bom acabamento na pintura da parede. Além de ser mais indicada para a pintura, a cal virgem também é bastante usada para erradicar pragas, seja no campo ou até no jardim ou quintal de casa. Este tipo de cal costuma ser um pouco mais caro do que a cal hidratada. Se o objetivo for um bom acabamento, no entanto, vale a pena adquiri-la, principalmente se a área pintada não for muito grande.
Cal hidratada
A utilização da cal hidratada, quando comparada com as outras tintas, é bem antiga. É a mais utilizada na construção civil, já que consiste num ótimo produto para compor argamassas e fazer o revestimento de paredes. Esta cal permite que a argamassa endureça mais rápido ao entrar em contacto com o ar. Este tipo de cal, quando comparado com a cal virgem, não é o mais indicado para pintura devido ao seu acabamento um pouco mais "rústico". No entanto, se é essa a intenção ou se o objetivo não é uma parede 100% lisa, a cal hidratada pode ser um bom produto, já que é mais barato.
Cal hidráulica
Cal, sob a forma de pó seco, obtida pela calcinação a uma temperatura próxima à da fusão de calcário com impurezas sílico-aluminosas, formando silicatos, aluminatos e ferritas de cálcio, que lhe conferem um certo grau de hidraulicidade. Este tipo de cal contém mais de 10 a 20% de argila, ficando presa e endurecendo sob a ação de água em excesso, ou até debaixo de água.

A cal hidráulica natural possui uma vasta gama de aplicações, nomeadamente nas argamassas tradicionais para rebocos como ligante hidráulico, argamassas para elevação de alvenarias, enchimentos e acabamentos. É também matéria-prima na fabricação de argamassas secas pré-doseadas industriais. As vantagens que a cal hidráulica apresenta como ligante de argamassas são:
- Maior untuosidade e plasticidade;
- Redução da fissuração (devido à sua adesividade, e baixa retração);
- Maior tempo de trabalho para o operador (maior intervalo de tempo entre o início e o fim de presa).
Utilizações da cal
Argamassas e Betões
A utilização mais frequente da cal, passa pela confeção de argamassas para assentamento de alvenarias, execução de betonilhas para regularização de pavimentos e/ou para revestimentos de alvenarias interiores e exteriores. Seja como único ligante, em mistura com outros ligantes aéreos (gesso), hidráulicos (cimento Portland) ou com aditivos pozolânicos as argamassas com cal constituem um material de elevada versatilidade.
Apresentam-se plásticas e trabalháveis enquanto frescas e possuidoras de uma certa rigidez após o endurecimento. No fabrico de blocos, abobadilhas e outros artefactos pré-fabricados à base de cimento como os lancis, a utilização de cal contribui para a redução do consumo do cimento.
Pinturas
As pinturas de revestimentos de edifícios com recurso à cal compreendem basicamente as variantes de caiação ou barramento, sendo este último uma técnica difícil de dominar atualmente, exigindo pessoal especializado, principalmente no caso dos barramentos coloridos. Constitui além disso uma solução cara que só faz sentido utilizar em edifícios com valor histórico ou arquitetónico considerável.
Quanto à caiação, trata-se da aplicação de leitada de cal pura ou aditivada com pigmentos orgânicos. É recomendada a utilização de cal aérea (ou hidratada) em pasta, bem apagada, em vez de cal aérea em pó, para garantir melhor aderência ao suporte e maior durabilidade. A caiação é feita com camadas de pequena espessura, com a parede húmida para não fissurar, sobre uma camada de reboco áspera. A relação cal/pigmento/água tem que ser feita com precisão. De facto, uma grande quantidade de água faz migrar com mais facilidade a cal para a superfície, o mesmo acontecendo com o pigmento, ao passo que uma quantidade de água insuficiente dificulta a aplicação da cal e a sua homogeneidade. A tinta de cal pode ser aditivada com uma resina acrílica, após testes e escolha da resina adequada e da quantidade apropriada, para dar maior durabilidade e resistência a esta tinta. No entanto, o uso de uma quantidade excessiva de resina pode endurecer e tornar quebradiça a camada de pintura e reduzir significativamente a sua permeabilidade ao vapor de água.
A utilização da caiação apresenta-se como uma solução de acabamento que é arquitetonicamente muito superior à opção por tintas correntes de produção industrial.

Revestimentos Betuminosos
A utilização de cal hidráulica como filler das misturas betuminosas provoca uma melhoria das caraterísticas da camada de desgaste daqueles revestimentos. De facto, consegue promover uma maior consistência do betuminoso, devido à maior aderência entre este material e os agregados. Esta adição melhora também a resistência à penetração da água retardando o envelhecimento acelerado e aumenta ainda a resistência à fissuração.
Vantagens e Limitações
- Ao serem misturadas com água, as partículas muito finas funcionam como um tipo de lubrificante reduzindo o atrito entre os grãos de areia. O resultado é melhor trabalhabilidade, boa aderência e maior rendimento na mão de obra;
- A cal hidratada tem enorme capacidade de reter água em torno de suas partículas, formando na argamassa uma dupla perfeita com o cimento. As argamassas à base de cal hidratada têm resistência suficiente quanto à compressão e aderência, tanto para assentamentos como para revestimentos;
- Por ser um produto alcalino, a cal hidratada atua como bactericida e fungicida. Além disso, evita que se formem manchas e apodrecimento precoce dos revestimentos;
- Proporciona economia de tinta, pois permite acabamento mais liso e de cor clara, sendo compatível com qualquer tipo de tinta e também com outros acabamentos como fórmica, lambris, papéis de parede, além disso a cor clara contribui para um melhor isolamento térmico.
A cal deve ser usada com cuidado, já que pode apresentar riscos para a saúde. Por isso, é necessário usar equipamento de proteção ao manusear o produto e mantê-lo longe do alcance de crianças.
*Este artigo contou com o apoio técnico da MELOM Croqui com posicionamento em Vila Nova de Gaia
Para poder comentar deves entrar na tua conta