Houve um acidente naquele jantar mega divertido que deixou marcas no tapete aí da sala? Ou tens simplesmente sujidade acumulada e já não aguentas ver manchas espalhadas? Então sim, está na hora de lavar o tapete aí de casa.
Mas sabemos que o dinheiro não estica e por isso temos um segredo: a limpeza de um tapete a seco não tem de custar muito dinheiro nem demorar muito tempo. Para que não tenhas de levar o tapete a uma empresa especializada, onde o serviço é sempre mais caro, deixamos-te aqui quatro dicas de como lavar um tapete a seco, de forma barata e no conforto da tua própria casa. Esta tarefa doméstica é essencial e deves incluir no calendário de limpeza sazonal.
Antes de veres com mais detalhe, deixamos-te aqui uma nota geral que deves aplicar sempre antes de qualquer método: aspirar o tapete. Uma aspiração do tapete é essencial para retirar o máximo da sujidade existente nas fibras. Não passes apenas uma vez, insiste o máximo que conseguires, até veres que o aspirador já não faz nada. Afinal de contas, esta pré-limpeza vai te ajudar a perceber melhor o trabalho que vais ter em mãos efetivamente.
Uma limpeza aromática: bicarbonato de sódio e óleo essencial
O bicarbonato de sódio, caso ainda não tenhas percebido, é o ingrediente de ouro para limpezas caseiras. E nestes truques caseiros para limpar o tapete a seco vai ser o teu melhor aliado.
- Como fazer: junta duas chávenas de bicarbonato de sódio e cerca de 10/20 gotas de um óleo essencial que gostes. Depois de aspirares o tapete, e de garantires que a mistura está com um cheiro agradável para ti, deves espalhá-la pelo tapete. Após 30/40 minutos, volta a aspirar o tapete para uma melhor limpeza de bactérias. E não te preocupes, o novo perfume vai manter-se.
Limpar tapetes com uma mistura caseira
Sim, dois ingredientes que poderás ter facilmente na cozinha são também eles ótimos para te ajudar a lavar um tapete a seco. A mistura de amido de milho e bicarbonato de sódio é bastante eficaz contra as manchas e até para retirar maus odores que se possam ter entranhado no tapete.
- Como fazer: misturar num recipiente os dois ingredientes em quantidades iguais. Espalhar a mistura por todo o tapete e deixar que ela atue durante 30 minutos. Dica: utiliza luvas para não ficares com a pele danificada. Após os 30 minutos utiliza novamente o aspirador mas para retirar os últimos vestígios de sujidade e a mistura que ainda não desapareceu.
Desinfetar os tapetes com sabão e vinagre
Esta dica é particularmente eficaz nos tapetes mais felpudos e serve essencialmente para desinfetar. O que precisas, além dos ingredientes, é um borrifador.
- Como fazer: junta 500ml de água, duas colheres de sopa de sabão líquido e mais 250 ml de vinagre branco e duas colheres de sopa de álcool. Mistura tudo bem para dentro do borrifador e depois aplica cuidadosamente no tapete. Não deves encharcar o tapete, apenas o suficiente para o líquido se enraizar no tecido. Com uma escova de cerdas macias, vai esfregando o tapete com cuidado e de modo a espalhar o produto. Depois é só deixar secar ao ar livre.
Tirar manchas do tapete
Se o grande problema são as manchas e não a sujidade geral apenas, então este é o truque que tens de aplicar.
- Como fazer: Misturar bicarbonato de sódio e água oxigenada em quantidades iguais, até veres uma solução efervescente. Aplica tudo no local da mancha que precisas de tirar e deixa por alguns minutos. Depois utiliza um pano de microfibras seco ou um papel de cozinha seco (e branco) para retirar o excesso. Para teres a certeza que a mancha desapareceu faz nova limpeza com recurso a aspirador.
Qualquer uma destas dicas pode ser aplicada em tapetes de vários tamanhos de pêlos – o importante é que haja alguma cadência na limpeza para que a sujidade acumulada não seja efetivamente em excesso.
Para poder comentar deves entrar na tua conta