Notícia do dia 12 de julho de 2023

Barreiro vê nascer um condomínio com rooftop e vista para o rio Tejo

Chama-se Platinum Barreiro e é um dos novos projetos residenciais que está a nascer na Margem Sul de Lisboa, em concreto no Barreiro. Trata-se de um empreendimento que será composto por 200 apartamentos, sendo que numa primeira fase foram lançados 116 fogos de tipologias T2, T3 e T4, distribuídos por sete pisos e cinco edifícios. Os primeiros 62 apartamentos, blocos 1 e 2, têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025. Os preços dos apartamentos do Platinum Barreiro, que é promovido pela empresa de investimento imobiliário Screendomus, começam nos 315.000 euros.
Obras em casa no pós-pandemia

Como melhorar a casa? Estes são os 5 serviços mais contratados

A casa não é apenas o sítio onde as pessoas vivem ou dormem, passou a ser, no pós-pandemia, também um local de trabalho. “Nunca as nossas casas tiveram tanta influência no nosso bem-estar emocional”, refere em comunicado a YourHero. E a verdade é que muitas pessoas fizeram obras em casa de forma a melhorá-la, a dotá-la de melhores condições.
Exportações em Portugal

Exportações e importações caem 6,9% e 4,1% num ano em Portugal

Em maio de 2023, as exportações e as importações diminuíram 6,9% e 4,1%, respetivamente, face ao mesmo mês do ano passado, destacando-se as quebras nas exportações de fornecimentos industriais e nas importações de combustíveis. "Em maio de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -6,9% e -4,1%, respetivamente (-3,3% e -6,0%, pela mesma ordem, em abril de 2023)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas “Estatísticas do Comércio Internacional”, divulgadas esta segunda-feira (10 de julho de 2023).
Oferta de casas à venda

Casas à venda em Portugal: oferta subiu 6% no último ano

A crise da habitação está aí. As famílias estão a comprar menos casas em 2023 que nos anos anteriores. E pedem menos dinheiro ao banco para financiar a compra de casa, dado os elevados juros no crédito habitação. É neste contexto que a oferta de casas disponíveis para vender em Portugal subiu 6% no segundo trimestre de 2023 face à que estava disponível no mesmo período de 2022, segundo um estudo do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa

Pérgulas, toldos ou cortinas de vidro: como proteger as casas do calor

O verão chegou e os dias quentes também. E com as temperaturas a subir, é importante, cada vez mais, ter as casas preparadas para a maior incidência solar. Protegê-las do calor excessivo, para se poder continuar a desfrutar delas, confortavelmente, é possível. Hoje em dia, há vários tipos de proteção para espaços exteriores, desde pérgulas, toldos, ou cortinas de vidro.
Isenções nos fundos de arrendamento

Fundos só têm isenções de IMI e IMT se casas forem arrendadas

Há regras mais apertadas para os Fundos de Investimento Imobiliários para Arrendamento Habitacional (FIIAH). O Supremo Tribunal Administrativo publicou um acórdão que diz que estes fundos de arrendamento só poderão beneficiar a isenção de IMI, IMT e Imposto de Selo se os imóveis adquiridos forem mesmo arrendados para habitação permanente.
despejos

Mais Habitação: despejos mais simples e rápidos no final do ano

O Parlamento prepara-se para dar luz verde a um conjunto de medidas do pacote Mais Habitação apresentado pelo Governo no arranque do ano. O documento introduz, por exemplo, várias alterações às ordens de despejo, que vão passar a ser mais simples e rápidos. Com as novas regras, os inquilinos vão passar a ter 30 dias para desocupar as casas depois de proferida uma decisão favorável ao senhorio.
Taxa de inflação desce em Portugal

Taxa de inflação desce (mesmo) para 3,4% em junho

Agora é oficial, a inflação está mesmo a descer em Portugal: em junho, a taxa de inflação homóloga recuou para 3,4%, ficando 0,6 pontos percentuais (p.p.) abaixo da registada em maio (4%), confirmou esta quarta-feira (12 de julho de 2023) o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é um valor bem inferior quando comparado com o registado há um ano – a inflação chegou aos 8,7% em junho de 2022.
arrendar casa em Portugal

Rendas das casas em Portugal sobem 4,6% num ano

É cada vez mais caro arrendar uma casa em Portugal. Os valores praticados continuam a aumentar mês após mês, numa altura em que a oferta não dá resposta à procura existente. Em junho, as rendas das casas por metro quadrado (m2) subiram 4,6% em termos homólogos, acelerando face ao mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se do maior aumento homólogo desde o final de 2014.