Notícia do dia 24 de janeiro de 2024

Criar fundo de emergência

Fundo de emergência: quando se deve ter e onde guardar?

O futuro é incerto. Todos sabemos disso. Embora haja sempre esperança em acontecimentos que tenham impacto positivo na nossa vida, será sempre sensato ter um plano B.  A criação de um fundo de emergência pessoal permite-nos acautelar imprevistos financeiros.
Dívida das famílias em Portugal

Portugueses mais endividados e expostos a altos juros

Em alturas de crise, o endividamento das famílias tende a subir para colmatar as necessidades financeiras dos agregados, apesar das elevadas taxas de juro. E, hoje, verifica-se que as famílias que vivem em Portugal continuam a contrair mais crédito, tendo o valor do endividamento dos particulares subido ligeiramente para 149.980 milhões de euros em novembro, estando, por isso, mais expostas aos elevados juros, revela o Banco de Portugal (BdP) esta terça-feira. Mas o que os dados também mostram é que o nível de dívida contraída pelas famílias tem vindo a estabilizar desde o início de 2023.
Empresas de mediação imobiliária

Mediação imobiliária ao rubro: número de empresas triplica em 10 anos

Nos últimos anos até 2022, a venda de casas esteve em alta, tendo sido impulsionada, sobretudo, pelos baixos custos dos créditos habitação. E este cenário levou a que o número de empresas dedicadas à mediação imobiliária aumentasse a pique em Portugal. Só nos últimos dez anos, o número de imobiliárias mais do que triplicou para mais de nove mil, revelam os dados do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC). Mas entre estas empresas haverá imobiliárias “fantasma”, já que a lei não obriga a registar um mínimo de negócios por ano.
Crédito a empresas de construção

Crédito a empresas de construção vai ser mais restrito em 2024

As empresas têm vindo a reduzir a procura por crédito, não só devido aos elevados juros, mas também por sentirem uma menor necessidade de financiamento. Mas se até agora os critérios de concessão de crédito para empresas não tiveram alterações, no futuro poderá ser diferente, já que o Banco de Portugal (BdP) alerta que os critérios de concessão de crédito para empresas da construção e imobiliário deverão ser mais restritivos, pelo menos, até junho de 2024.
investir em imobiliário

Ecogc vai investir até 30 milhões em imobiliário em Portugal

A sociedade Ecogc Investment vai investir entre 25 milhões e 30 milhões de euros em Portugal, em diversos projetos imobiliários, adiantou à Lusa João Pedro Pereira, partner da empresa. De acordo com o responsável, os vários projetos estão em diferentes fases, sendo que este valor deverá ser aplicado até meados de 2025.
imobiliário em Portugal

Investimento em imobiliário deverá crescer 12,5% em 2024

O volume de investimento no setor imobiliário deverá aumentar cerca de 12,5% em 2024, para um total que irá fixar-se na ordem dos 1.600 e 1.800 milhões de euros, segundo as mais recentes previsões da CBRE. Após um ano em que se registou uma quebra de volume de investimento na ordem dos 54%, a consu