Notícia do dia 4 de março de 2024

Pedir isenção de iva

Isenção de IVA: como funciona e quem tem direito?

O gesto de cobrar IVA pelos bens que vende ou pelos serviços que presta faz parte do quotidiano de muita gente. Todos os que passam recibos verdes ou que têm de gerir uma empresa, sabem que há que lidar com o IVA. No entanto, em determinados contextos, pode existir isenção de IVA. 
Couro Residences

Condomínio em Guimarães atrai compradores dos quatro cantos do mundo

O novo empreendimento da zona de Couros, uma extensão do centro histórico de Guimarães, e que está quase a ser inaugurado, atrai cada vez mais clientes, tanto nacionais como internacionais, de países como EUA, Brasil ou Qatar. O Couros Residences é composto por 47 apartamentos, de tipologias desde T1 a T4, e seis frações comerciais. Neste momento, apenas estão ainda disponíveis algumas unidades T2 e T3, com áreas compreendidas entre 114 e 322 metros quadrados (m2), e com preços a começarem nos 275.000 euros, e uma loja no valor de 130.000 euros.
Toca do Hobbit

Toca do Hobbit pode ser visitada: viagem ao mundo do Senhor dos Anéis

Não raras vezes, obras literárias ou cinematográficas criam um impacto tão profundo na sociedade que se criam verdadeiros fenómenos de popularidade, tornando certos locais em autênticas atrações globais.  Na Nova Zelândia, há uma vila que atrai inúmeros turistas de todo o mundo devido à ligaçã
Apple Park

Boom da IA “desperta” mercado imobiliário de Silicon Valley

Nenhum mercado imobiliário dos EUA está tão ligado às fortunas da indústria de tecnologia quanto Silicon Valley, na Califórnia. E numa zona conhecida pela escassa oferta de habitação como esta, um pequeno aumento na procura pode desencadear “guerras” de licitações. É o que está a acontecer.

Kyabin: casas pré-fabricadas construídas em apenas 30 dias

O fenómeno das casas modulares chegou para ficar, também, na Península Ibérica, e os números fornecidos por profissionais e empresas líderes do sector corroboram-no. Em 2024, espera-se um crescimento de 20% na fabricação de casas modulares e as projeções indicam que até 2030, por exem
Renda das casas em Portugal

Casas para arrendar: preços mantêm-se inalterados pelo segundo mês

O mercado de arrendamento em Portugal está a dar sinais de mudança, evidenciando um maior equilíbrio entre a procura e a oferta. Sinal disso mesmo é que os preços das casas para arrendar voltaram a manter-se em fevereiro face ao mês anterior. Este é o segundo mês consecutivo em que o custo mediano de arrendar casa permanece inalterado nos 15,8 euros por metro quadrado (euros/m2), segundo aponta o índice de preços do idealista, editor deste boletim. A estabilização das rendas das casas surge poucos meses depois de o Mais Habitação ser aprovado, o que sugere que poderá já estar a produzir efeitos no mercado. Ainda assim, em termos de variação trimestral, a subida das rendas das casas foi de 2,8% e a anual de 18,3%.
PIB português cresceu 2,3% em 2023

PIB português cresceu 2,3% em 2023 e evitou recessão no 4º trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,3% no ano passado e 2,2% no quarto trimestre em termos homólogos, divulgou esta quinta-feira (29 de fevereiro de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando os dados da estimativa rápida do final de janeiro. Já em cadeia (face ao trimestre anterior), o INE também confirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,8% no último trimestre de 2023, escapando à recessão técnica (dois trimestres seguidos de contração).
Simplex dos licenciamentos em Portugal vai entrar em vigor

Simplex dos licenciamentos: Governo ouve engenheiros e mexe na lei

O novo simplex urbanístico entra em vigor esta segunda-feira (dia 4 de março de 2024), tendo as portarias complementares ao novo regulamento (Decreto-Lei n.º 10/2024) sido publicadas em Diário da República (DR). Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), diz que pouco falou no assunto para evitar (mais) polémicas, mas mostra-se agora mais descansado, considerando que o tema está “muito bem resolvido” e que o Governo ouviu as sugestões da OE e ajustou as referidas portarias. “Não há termo de responsabilidade sem vínculo ao reconhecimento do exercício profissional pelas associações profissionais repetitivas”, assegura em entrevista ao idealista/news. 
Juros no crédito habitação em Portugal

Juros nos novos créditos habitação voltam a descer e fixam-se em 3,81%

As taxas de juro contratadas nos novos créditos habitação voltaram a descer em janeiro de 2024 para uma média de 3,81%, sendo este o terceiro recuo registado pelo Banco de Portugal (BdP). Isto está a acontecer porque, nesse mês, as taxas Euribor desceram (embora agora estejam mais instáveis). E também porque a sete em cada 10 novos empréstimos da casa continuam a ser contratados a taxas mistas, que estão mais acessíveis às famílias. Ainda assim, esta tendência de descida dos juros não tem sido suficiente para aumentar o montante contratado de crédito habitação em Portugal.
Renegociação dos créditos habitação

Renegociações de crédito habitação em alta - mas amortizações caem

As famílias que estão a pagar crédito habitação já começam a sentir um ligeiro alívio nas prestações da casa por via da descida dos juros. E, ao que tudo indica, esta tendência terá gerado um ligeiro recuo nas amortizações antecipadas em Portugal em janeiro – muito embora continuem em alta. Já o montante de renegociações de empréstimos voltou a subir para 716 milhões de euros no início de 2024, revela o Banco de Portugal (BdP)