A banca e os intermediários de crédito têm parcerias cada vez mais sólidas para captar negócio. Segundo a Associação Nacional de Intermediários de Crédito Autorizados (ANICA), estes profissionais são já responsáveis por comercializar entre 70% e 90% do crédito habitação dos grandes bancos em Portugal.
“As instituições bancárias foram-se organizando com departamentos de parceria, estando agora decididas a captar intermediários, porque sabem que, ao fazê-lo, conquistam mais negócio”, diz o presidente da associação, Tiago Vilaça, em entrevista ao Dinheiro Vivo.
De acordo com a publicação, as comissões pagas pelas instituições bancárias aos intermediários são, em 90% dos casos, fixas e por operação, rondando em média 1% ou 1,5% sobre o montante financiado.
Apesar de 2023 ter sido um ano marcado por quebras nos novos créditos habitação, o negócio dos intermediários de crédito não sofreu grande impacto, uma vez que o mercado das transferências aumentou exponencialmente.
“Passou a ser uma preocupação dos portugueses baixar a prestação da casa e garantir a fixação da taxa de juro do empréstimo, para que a mensalidade não volte a sofrer uma subida expressiva”, explica Tiago Vilaça.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta