Notícia do dia 24 de outubro de 2024

contrato promessa compra e venda

Contrato de Promessa de Compra e Venda em 9 passos

Chegou um dos momentos mais esperados no processo de venda da tua casa. Vais dar o primeiro passo para, por fim, poderes vender a casa, ou seja, o momento de assinar o Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV). No entanto, para que tudo corra bem há que ter em atenção alguns aspetos que podem tornar este momento tão desejado num momento de preocupações e decepções. Então como podes agilizar todo o processo sem ter surpresas? Não te preocupes, que neste artigo explicamos-te tudo.

Retalho atrai investidores: “2024 está a revelar-se excecional”

O segmento de retalho – centros comerciais, retail parks, comércio de rua e supermercados – em Portugal está cada vez mais no radar dos investidores imobiliários. Em entrevista ao idealista/news, Miguel Nascimento, Head of Retail da consultora imobiliária RPE Portugal, confirma esse cenário, salientando que o ano de “2024 está a revelar-se excecional” e que “o primeiro trimestre de 2025 também deverá sentir esse ‘momentum’, com o fecho de processos que vão transitar de 2024”.

Estas 3 ideias para decorar a casa foram banidas (mas estão de volta)

As tendências na decoração são cíclicas, mas o regresso de algumas delas é surpreendente. Desde o verde sálvia nos armários de cozinha ou um interesse renovado por madeiras escuras, apresentamos quais são as três ideias que estão de volta à moda no design de interiores em 2025, depois de estarem em voga há mais de duas décadas.
Poder de compra na UE e em Portugal

Quase metade das famílias na UE “luta” para chegar ao fim do mês

Quase metade (45,4%) dos cidadãos europeus têm pelo menos alguma dificuldade financeira em fazer face às despesas no final do mês. Disso mesmo dá conta o Eurostat num relatório recente, segundo o qual, em 2023, apenas menos de um quarto das famílias (23,6%) na União Europeia (UE) conseguem chegar de forma fácil ou muito fácil ao final do mês. 
Jardim do Campo Grande

Morar em Alvalade: descobre as vantagens e desvantagens

Alvalade é um dos bairros mais conhecidos de Lisboa, situado na zona centro-norte da capital portuguesa, este bairro foi oficialmente criado na década de 40, como parte de um plano de expansão urbana. Rodeado por áreas verdes, como o Jardim do Campo Grande, e bem servido por infraestruturas.

Habitação municipal em Lisboa: obras em 275 casas de três bairros

Os bairros da Alta de Lisboa Sul, Alto do Lumiar e Boavista, em Lisboa, vão ser alvo de obras de “conservação, reparação e restauro de edifícios, designadamente nas fachadas e coberturas”, no âmbito do Morar Melhor - Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa, anunciou esta quarta-feira (24 de outubro de 2024) a Gebalis. Segundo a empresa de Gestão de Bairros Municipais de Lisboa, está em causa um investimento de 3.411.009,11 euros que terá um “impacto positivo em 275 frações, com benefício para cerca de 771 moradores”.
Falta habitação acessível nos EUA

Falta de habitação acessível é um problema nos EUA, avisa Fed

A atividade económica "pouco mudou" em quase todas as regiões dos EUA desde o início de setembro, mas há comunidades onde a falta de habitação acessível é um problema, destacam os responsáveis da Reserva Federal (Fed) norte-americana. No Livro Bege, divulgado esta quarta-feira (23 de outubro de 2024), refere-se que "no geral, a atividade económica pouco mudou em quase todos os distritos desde o início de setembro, embora dois distritos tenham relatado um crescimento modesto".
Novo edifício de escritórios no Porto

Edifício dos anos 80 no Porto vai “renascer” com escritórios modernos

Há muito tempo que os vários players do setor imobiliário em Portugal falam na necessidade de aumentar a oferta de escritórios no país, sobretudo em Lisboa e no Porto. Na cidade Invicta vai nascer um edifício que irá ao encontro deste desejo. O Boavista Office Building (BOB), como se chamará, terá cerca de 1.300 metros quadrados (m2) de área bruta locável e sete escritórios, que podem ser ocupados por um ou vários arrendatários. 
Crise na habitação

Espanhola Bechester aterra em Portugal e aposta na habitação flexível

Portugal está mergulhado numa crise habitacional e facto de haver muita procura de casas e pouca oferta – nomeadamente a preços que possam ser suportados pela generalidade das pessoas –, somado “a um crescente interesse em soluções de habitação flexível, gerou uma oportunidade única para o mercado”. Foi (também) por isso que a proptech espanhola Bechester, especializada em mobiliário integral, decidiu entrar mercado nacional, sendo que já está presente também em França.