A Union Street Residence é uma casa minimalista localizada em Northcote, Austrália, projetada por pelo Prior Barraclough. A bonita moradia foi projetada para um casal de aposentados viver num ambiente mais tranquilo, embora não muito longe da cidade. Nele encontramos uma cozinha, sala de jantar e sala de estar no rés do chão, e um espaço de estudo no primeiro andar.
O projeto demonstra a importância da simplicidade e eficiência no design de casas modernas. A abordagem minimalista do design reflete uma tendência crescente na arquitetura contemporânea, com uma superfície intencional que integra e oculta componentes funcionais. Isso não apenas cria uma estética bonita, mas também otimiza o uso do espaço numa casa mais pequena.
A arquitetura é caracterizada por uma superfície intencional que integra e oculta componentes funcionais. Esta superfície, projetada para adaptar-se ao seu entorno, incorpora com fluidez uma escada, unidade de entretenimento, cozinha e áreas que delineiam os espaços dentro da casa enquanto emolduram as vistas do jardim posterior. Externamente, a superfície reage ao ambiente, inclinando-se em direção ao quintal para uma reserva de água da chuva num tanque subterrâneo e acomodando telhas solares.
No interior, o telhado inclinado complementa o projeto, dando definição espacial ao plano aberto. Esse recurso acrescenta interesse visual e funcionalidade ao espaço, criando uma sensação de espaço na parte superior da casa. O telhado também permite a entrada de luz natural, aumentando a sensação arejada e luminosa do espaço interior.
A secção inferior alinha-se com a parte mais larga do projeto, criando um espaço aconchegante, enquanto as áreas de jantar, cozinha e estudo se tornam mais dinâmicas à medida que o teto atinge o seu ponto mais alto. A madeira australiana reveste a superfície, destacando a mudança de luz ao longo do dia e suavizando a geometria dobrada. Uma grade regular de juntas esconde todas as portas e adiciona um elemento marcante para os visitantes enquanto exploram a casa.
Para contrastar com a madeira, os espaços secundários apresentam materiais como aço inoxidável na cozinha e mosaicos esmaltados. A operacionalidade da superfície também afeta a atmosfera do espaço. Sendo aberto, promove uma atmosfera animada e informal, enquanto fechado, apresenta um espaço minimalista e livre de desordem doméstica. A superfície fechada confere uma qualidade abstrata ao interior.
O projeto também incorpora elementos ecológicos para reduzir o impacto ambiental da casa. O telhado inclinado é usado para recolher a água da chuva, que é armazenada num tanque subterrâneo para uso na irrigação de jardins e outras atividades não potáveis. As telhas solares também são integradas ao telhado para gerar energia renovável e reduzir o consumo de eletricidade da casa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta