
Os bairros da Alta de Lisboa Sul, Alto do Lumiar e Boavista, em Lisboa, vão ser alvo de obras de “conservação, reparação e restauro de edifícios, designadamente nas fachadas e coberturas”, no âmbito do Morar Melhor - Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa, anunciou esta quarta-feira (24 de outubro de 2024) a Gebalis. Segundo a empresa de Gestão de Bairros Municipais de Lisboa, está em causa um investimento de 3.411.009,11 euros que terá um “impacto positivo em 275 frações, com benefício para cerca de 771 moradores”.
As três empreitadas visam melhorar “as condições de salubridade, conforto e habitabilidade, que terão efeitos no desempenho energético, térmico e ambiental”, refere a Gebalis em comunicado. “As melhorias nos edifícios incluem ainda as caixilharias, peitoris e soleiras, estores e substituição de porta de lote”, acrescenta, salientando que as empreitadas fazem parte do Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis, que teve início em 2022 e é considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER).

As obras nos três bairros à lupa
No caso do Bairro do Alto do Lumiar, que a Gebalis diz ter sido marcado “por uma transformação urbana e social considerável, passando de uma região periférica, com poucas construções, para um dos maiores projetos urbanísticos da cidade de Lisboa a partir dos anos 90”, estão previstos trabalhos em seis edifícios, abrangendo 122 frações e 342 habitantes.
No Bairro da Alta de Lisboa, que se caracteriza “pela diversidade dos moradores, incluindo famílias, jovens e expatriados que combinam entre si um ambiente de multiculturalidade”, indica a Gebalis, serão reabilitados os lotes 5 e 7 da Rua Maria José da Guia. As obras terão impacto em 73 frações e 205 pessoas.
Por fim, a empreitada no Bairro da Boavista – “criado nos anos 60 como resposta às necessidades de habitação, em virtude de um grande crescimento populacional de quem procurava melhores condições de vida” – prevê intervenções em quatro lotes na Rua das Acácias, que incluem 80 frações e 224 moradores.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta