Notícia do dia 23 de outubro de 2024

Grattacieli

Quais são e onde estão os arranha-céus mais altos do mundo?

A Arábia Saudita está a planear construir um arranha-céus com dois quilómetros de altura numa zona a norte da capital, Riade. Quando estiver concluído, será o edifício mais alto do mundo. Segundo a revista de arquitetura e design Dezeen, o gabinete britânico Foster + Partners é o principal gabinete de arquitetura envolvido na proposta.

Uma casa de sonho com 600 m2 e piscina infinita em Oeiras

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez apresentamos um novo projeto desenvolvido para uma moradia de luxo, em Santo Amaro de Oeiras, cuja construção começará muito em breve. A casa com dois andares com vista de mar insere-se num lote com 1.000 metros quadrados (m2) e área de construção total a rondar os 600 m2. 

“Portugal tem um potencial único para crescimento imobiliário” 

O Banco Central Europeu (BCE) iniciou um ciclo de descida das taxas de juro diretoras – têm impacto direto nas taxas Euribor e consequentemente nas prestações do crédito habitação – e Portugal tenta descobrir formas de dar resposta à crise na habitação. A instabilidade legislativa, por seu turno, tem sido encarada como um ponto negativo no que diz respeito à atratividade do país enquanto destino de investimento. Ainda assim, “Portugal tem um potencial único para crescimento imobiliário”. Em entrevista ao idealista/news, Pedro Torgo, Head of Country do BNP Paribas Real Estate Portugal, fala na necessidade de haver “uma vontade séria de implementar medidas que garantam um mercado equilibrado e sério para todos”. Até porque “agora é a altura certa, a janela de oportunidade”, avisa. 
Capella Bangkok

Assim é o melhor hotel do mundo: fica na Tailândia

Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez viajamos até à capital da Tailândia para descobrir o Capella Bangkok, eleito o melhor hotel do mundo em 2024, segundo o ranking "The World's 50 Best Hotels". Um oásis de paz e elegância com vista para o majestoso rio Chao Phray, no distrito de Charoenkrung.
decorar a casa

Como combinar lilás para dar mais luz às divisões da casa

O lilás, um tom delicado e versátil de roxo, é uma cor que evoca sentimentos de serenidade e romance. Nos últimos anos, tornou-se uma tendência popular em móveis, adequado para quem deseja criar ambientes refinados e originais. Mas como combinar a cor lilás em casa sem arriscar o excesso?
Comprar casa em Portugal

Comprar casa em Portugal: descobre quanto custa em cada município

O mapa de Portugal divide-se quando se analisam os preços das casas à venda. É nos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Faro onde encontramos as casas mais caras de todas, a par de outros concelhos do litoral. Mas à medida que viajamos para o interior do país encontramos casas cada vez mais baratas. Descobre quanto custa comprar casa em cada município português neste mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Tavira

Morar em Tavira: como é viver nesta zona histórica do Algarve?

Situada na região do Algarve, Tavira é conhecida pelo seu clima ameno, praias e o charmoso Rio Gilão que atravessa a cidade. Este local oferece um ritmo de vida relaxante onde a modernidade se encontra com a tradição, tornando-a um destino ideal para quem procura qualidade de vida junto à natureza.
Poupanças com o crédito habitação

Taxa variável no crédito da casa? Portugueses pouparam 20 mil milhões

As famílias portuguesas terão poupado cerca de mil milhões de euros por ano em encargos com o crédito habitação em mais de duas décadas. Isto porque durante o período em causa, entre 2003 e 2023, os mutuários optaram sobretudo por empréstimos bancários indexados a taxas de juro Euribor com taxa variável. Em causa estão estimativas da Associação Portuguesa de Bancos (APB).
Investimento em imobiliário em Portugal

De colónia de férias em forma de avião em cima da praia a... hotel

Foi durante anos uma colónia de férias para crianças e está agora ao abandono, sendo que há um projeto imobiliário em cima da mesa que prevê a sua transformação em unidade hoteleira. A antiga colónia balnear em causa, que abriu em 1974 e encerrou em 2008, encontra-se nas dunas da praia da Areia Branca (Lourinhã), na zona Oeste de Portugal, e salta à vista sobretudo quando vista do ar, por ter semelhanças com um… avião.  
Vão nascer junto à Exponor um hotel e escritórios

Nascem junto à Exponor um hotel com 159 quartos, lojas e escritórios

“Com uma área total de 250.000 metros quadrados (m2), dos quais 60.000 cobertos, a Exponor [localizada em Leça da Palmeira, Matosinhos] é constituída por seis pavilhões (…) que (…) totalizam 45.000 m2 de área expositiva coberta”, lê-se no site do parque de exposições. Parque esse que deverá ter a “companhia” de um hotel e de áreas de comércio e escritórios, sendo essa a informação que consta num master plan já aprovado. 
Crowdfunding imobiliário

Crowdfunding imobiliário está resiliente na UE apesar dos altos juros

As incertezas geopolíticas e a subida dos juros colocaram vários desafios ao imobiliário durante o ano passado. Mas, mesmo neste contexto, o crowdfunding imobiliário na Europa deu provas de resiliência em 2023, tendo sido contabilizadas 81 plataformas europeias que acumularam 12,4 mil milhões de euros para investir em projetos imobiliários.
Construção de casas

Construção de casas: os 3 desafios globais para a oferta e procura

A construção residencial no mundo continua a enfrentar vários desafios, desde os conflitos geopolíticos ao aumento dos custos dos materiais, passando pelas mudanças nas políticas governamentais. E, neste contexto, as empresas de construção estão a centrar-se na eficiência e na inovação. Mas quais são os fatores que estão por detrás desta mudança de foco? E quais são as chaves para o sucesso? Explicamos tudo neste artigo tendo por base um estudo que envolveu 669 construtores residenciais de 17 países do mundo.
Alojamento Local tem novas regras

AL com novas regras a partir de novembro: municípios com mais poderes

Os municípios vão passar a poder adotar um regulamento administrativo próprio que defina “os procedimentos e os meios de atuação” para a atividade de Alojamento Local (AL) no respetivo território, segundo um Decreto-Lei publicado esta quarta-feira (23 de outubro de 2024) em Diário da República. O Decreto-Lei n.º 76/2024 entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da sua publicação, ou seja, dia 1 de novembro de 2024.