Notícia do dia 26 de fevereiro de 2025

Este spa vertical na China oferece uma experiência única

O brutalismo é um estilo arquitetónico que surgiu em meados do século XX que se destaca pelo uso de betão sem reboco e pelas formas de grandes volumes "brutais". O estilo é caracterizado pela sua estética austera, enfatizando a simplificação e honestidade dos materiais.
Pedro Siza Vieira

“Cidades têm de crescer e só crescem para cima ou para o lado”

O Governo já anunciou que levará em breve a Conselho de Ministros uma nova proposta de reforma do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE), no âmbito do simplex dos licenciamentos. E também há mudanças à vista na revisão do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), a polémica lei dos solos, como é chamada. Pedro Siza Vieira considera que o caminho a seguir para se fazer mais habitação em Portugal passa por construir mais casas, o que “significa que as cidades têm de crescer”. “E só crescem para cima ou para o lado. Portanto, ou expandimos os aglomerados urbanos ou deixamos construir em altura”, diz ao idealista/news o ex-ministro de Estado da Economia e da Transição Digital.
Alterações na lei dos solos

Solos rústicos: PSD e PS aprovam na especialidade maioria de alterações

O Parlamento aprovou esta quarta-feira (26 de fevereiro de 2025), na especialidade, alterações ao diploma em vigor que permite reclassificar solos rústicos em urbanos, para construção de habitação, com a maioria das modificações resultante de um entendimento entre PSD e PS. A votação final global está agendada para sexta-feira (28 de fevereiro de 2025).
novo incentivo fiscal

Não residentes: inscrições no novo regime fiscal prolongadas até março

Os interessados no novo Incentivo Fiscal à Investigação Científica e Inovação (IFICI) vão ter mais duas semanas para apresentar as suas candidaturas, apurou o Jornal de Negócios. O prazo, inicialmente previsto para 15 de março, foi excecionalmente estendido até ao final do mês (dia 31), devido à recente regulamentação e disponibilização dos formulários de inscrição.
Feira de mobiliário

Mobiliário: nova geração de criadores mostra-se até sábado na Exponor

A fileira casa portuguesa (mobiliário, iluminação, têxteis-lar e utilidades domésticas), que registou em 2023 um volume de negócios de 4.423 milhões de euros (2.859 milhões de euros em exportações), está a tentar encontrar novos produtos, nichos e rotas no mercado nacional e internacional, estado “o caminho está a ser trilhado com a ajuda de uma nova geração de criadores”, refere em comunicado a organização do evento inProjecta, que está a decorrer na Exponor, no Porto, até sábado (dia 1 de março de 2025).
Península de Tróia

Fundo da Arrow Global compra ativos do Tróia Resort à SC Investments

A Sociedade ACO Cedar, gerida pela Arrow Global, comprou à SC Investments, ex-Sonae Capital, o conjunto dos ativos do Tróia Resort. “Entre os principais ativos inclui-se a gestão dos hotéis Aqualuz Tróia Mar & Rio e The Editory By The Sea e das operações do Troiaresort, o Troia Golf, a concessão da marina de Tróia, a Atlantic Ferries (concessão do serviço público de transporte fluvial entre Setúbal e Tróia), bem como um conjunto de ativos Imobiliários, incluindo os que detêm potencial de desenvolvimento”, referem as empresas em comunicado, sem revelar o montante do negócio.