Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Esta casa de sonho no Chile simula a estrutura molecular da água

A "casa LLU" tem na sua base uma estratégia de design poético influenciada pelo seu contexto natural.

Uma casa peculiar
Obra do estúdio de arquitetura chileno Cazu Zegers
Autor: Redação

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma nova casa de sonho. E na galeria de hoje mostramos um projeto diferente do habitual. O estúdio de arquitetura chileno Cazu Zegers Arquitectura apresenta a "casa LLU", que tem na base uma estratégia de design poético influenciada pelo seu contexto natural. Está localizada numa região húmida do Chile, e da chuva nascem dois conceitos-chave: a  "estrutura física da água" como influência formal e o "manto protetor" como técnica estrutural.

A equipa de arquitetura fixou-se nas estruturas típicas de tendas criadas pelos lenhadores nas florestas circundantes, caracterizadas por terem um invólucro de nylon apoiado por um pilar central para permitir a drenagem da chuva. No design da geometria, os designers foram inspirados pela composição física de uma molécula de água e os seus três elementos conectados.

A casa divide-se em três áreas principais num só nível. Enquanto o elemento central abriga espaços compartilhados que incluem uma cozinha integrada, sala de jantar e sala de estar, os dois elementos laterais abrigam quartos e mais espaços privados. A casa fica numa estrutura de pilares de aço que se encaixam na paisagem inclinada e geram um terraço ao nível do solo.