A casa térrea destaca-se no meio envolvente e tem 327 m2. Trata-se de um projeto do atelier LIMIT Studio.
Comentários: 0
moradias
Créditos: Alexander Bogorodskiy

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até à Trofa, para conhecer a Middleyard, uma moradia que nasceu entre grandes edifícios, e que se destaca pelos seus traços de simplicidade e modernidade. Trata-se de um projeto do atelier LIMIT Studio.

A casa foi construída num terreno retangular e esguio, “circundado por edifícios altos nas laterais e tardoz, que o envolvem, e pela estrada do lado da frente”, tal como explica o atelier de arquitetura. Pretendia-se desde início uma casa térrea, que, pela sua envolvente, ficaria sempre circundada pelos tais edifícios mais altos.

moradias na Trofa
Créditos: Alexander Bogorodskiy

A privacidade interior e exterior da casa foi, portanto, um dos principais desafios deste projeto. Em vez do comum “backyard”, optou-se por um “middleyard”, de forma a se conseguir alguma privacidade no espaço exterior privado. A casa foi então desenhada em forma de “C”, virando as costas à envolvente e voltando-se para um pátio interior que se abre apenas numa zona desafogada.

“O telhado alcança o seu ponto mais alto na zona do pátio, bloqueando-o de eventuais eixos visuais dos edifícios mais altos da envolvente, fazendo referência ainda aos telhados típicos da região”, lê-se ainda.

casas modernas
Créditos: Alexander Bogorodskiy

Além da questão da privacidade, que deu a primeira forma ao projeto, teve-se também em conta a exposição solar da casa e do próprio pátio. Este situa-se exatamente no centro da casa, voltado a sudeste. Nas divisões da casa que têm contacto com o pátio, abrem-se janelas de forma estratégica, sendo que nas faces viradas a sul se abre um grande pano de vidro contínuo, que corresponde às janelas da sala, cozinha e corredor, e na face voltada a norte, janelas mais pequenas.

A casa divide-se em duas grandes áreas: espaço privado (quartos) e espaço comum (sala e cozinha). No lado sul, mais próximo da rua, encontram-se os quartos. No lado norte, na zona tardoz do terreno, encontram-se a sala e cozinha. Optou-se por esta disposição sobretudo para que os espaços comuns, ainda que na zona norte do terreno, se pudessem abrir para o interior do pátio com luz solar de sul.

Projeto de arquitetura: LIMIT studio

Fotografia: Alexander Bogorodskiy

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade