Comentários: 0
Home staging: os truques indispensáveis para decorares a tua sala (o coração da casa)
idealista/news

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista/news Portugal, assegurada pela Home Staging Factory. Hoje vamos falar de uma das assoalhadas mais importantes numa casa – a sala!

A sala representa o coração da casa. É o espaço onde a família, as crianças ou os amigos se reúnem e onde passamos a maior parte do tempo. 

Para beber um copo ao fim do dia, ler, ver televisão, receber os amigos, brincar com aos miúdos ou para não fazer absolutamente nada, é o espaço onde temos que nos sentir bem: o conforto do sofá, a suavidade do tapete, a iluminação perfeita... tudo tem de se conjugar para que agrade a Gregos e Troianos!

Olhamos para a sala como um casamento de materiais,  texturas e cores. 
Podemos, por exemplo, misturar mármore com madeira para conseguirmos um equilíbrio entre o frio e o quente. Ou misturar tecidos leves e suaves com materiais mais quentes, como os veludos para “vestir” bem as janelas. Para dar um ar mais acolhedor à sala e conseguir uma temperatura ambiente correta podemos acrescentar uma cor suave nas paredes.

Os truques indispensáveis:

Uma sala bem equilibrada é um jogo subtil entre as peças básicas do mobiliário, os acessórios que dão um toque pessoal e identidade ao local e os materiais e cores que tornam o espaço mais confortável e acolhedor.

  • Mesa de Apoio

A mesa de apoio é um elemento básico em qualquer sala que se preze! Para colocar o tabuleiro do café, as revistas, velas ou até mesmo para apoiar os pés, uma mesa de centro, baixa e multifuncional é indispensável em qualquer casa.

  • Espelhos

Os espelhos são peças fundamentais, já que criam a ilusão de um espaço maior, aumentam a luz e muitas vezes conseguem trazer o mar, o rio, ou as árvores para dentro de casa. Tenta colocar o espelho de forma a refletir o exterior e vais ver que ficas com uma sala com muito mais luz e profundidade de campo!

  • Almofadas

As almofadas, além de serem as melhores amigas para as sessões de cinema ou quando recebes muita gente em casa, têm a grande vantagem de se poderem ir trocando à medida que queremos mudar todo o visual da sala. Estampadas, lisas, ou coloridas têm a capacidade de se ajustar ao tipo de decoração e budget que temos. Tenta mudar todas as almofadas da sala e vê o resultado, mas não te esqueças de conjugar com alguns acessórios no mesmo tom.

  • Sofás

O sofá é a peça central da sala e o que dá o mote para a decoração pois é, normalmente, o elemento visual mais forte. Aqui é fundamental escolher um modelo que se adapte ao ambiente pretendido, mas que seja acima de tudo confortável. Para potenciar a vivência social os sofás ou devem ser colocados frente a frente ou em L, dependendo da dimensão e caraterísticas da sala. Escolhe uma cor básica para que possas conjugar tudo à sua volta.

  • Os tapetes

Os tapetes servem para delimitar a zona central da sala, isolando a zona de estar – cadeirões e mesa de apoio, como se de uma ilha se tratasse. Cria mais intimidade e maior conforto. Os tapetes podem ser lisos ou estampados, mas deve-se sempre criar um equilíbrio com a decoração em redor. Se o mobiliário e têxteis utilizados forem predominantemente lisos podes usar um tapete estampado. Caso a decoração já tenha muita cor é preferível utilizar um tapete neutro.

  • Cortinas

Mais do que tapar a entrada do Sol (gostamos muito da luz natural!) as cortinas querem-se abertas. A ideia é servirem de moldura às janelas! As cortinas são excelentes para tornar o ambiente mais intimista, quente e acolhedor. E podem sempre dar “aquele” toque que pretendemos para o total!

  • A iluminação

A iluminação é um dos segredos da alma dos espaços. Uma iluminação muito forte e central cria um ambiente frio e distante. A iluminação da sala deve ser uma conjugação de pontos de luz colocados, especificamente, para cada função/ recanto. 

Assim, é importante ter pontos de luz junto ao sofá, ter um ponto de luz sobre a mesa de refeições, um ponto de luz específico para leitura e pontos de luz localizados distribuídos uniformemente por todo o espaço.

  • Os acessórios

Costumamos dizer que os acessórios são fundamentais! São os acessórios decorativos como quadros, mantas, jarras e objetos pessoais que dão vida e caráter a uma sala. 

Nos acessórios há que ter em atenção que tudo o que é demais polui visualmente o espaço e retira protagonismo ao que realmente interessa.  

Há que ter cuidado para conseguir um bom equilíbrio entre o que é decorativo e o que deve ser arrumado nos armários e gavetas. A maior parte das coisas que temos à vista apenas cria poluição visual e não deveria estar visível.

Na decoração é muito importante dar espaço para que tudo respire. Tem que haver uma organização visual clara para que o próprio espaço possa sobressair. Os objetos devem ser agrupados conforme o seu estilo e não distribuídos uniformemente. Ex.

A fotografia da avó fica bem com a jarrinha de vidro antiga e uma peça de prata, os vidros ficam giros se estiverem todos juntos, as mesmas cores agrupam-se juntas, etc..

Se queres mudar de ambiente, mas não tens tempo nem dinheiro para trocar de casa ou mudar tudo experimenta fazer apenas um refresh à sala. Com uma pequena arrumação e troca de alguns objetos podes conseguir uma transformação total!

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade