Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como cuidar dos espaços exteriores da casa: do deck de madeira ao interior da piscina

A manutenção dos materiais nas zonas exteriores da casa é fundamental. A começar desde logo pela limpeza e aplicação de produtos corretamente.

Photo by Briana Tozour on Unsplash
Photo by Briana Tozour on Unsplash
Autor: Redação

O verão chegou e as temperaturas já convidam a mergulhos. Quem tem a sorte de ter uma casa com piscina, sabe da importância de bem cuidar dos espaços exteriores, caso contrário os materiais vão-se danificando de ano para ano. Assim, e antes de se inaugurar a época balnear “caseira”, será importante confirmar que a piscina está preparada para receber mergulhos e que o deck de madeira (muito utilizado neste tipo de espaços) está em bom estado.

No artigo de hoje deixamos-te alguns truques de como cuidar destas áreas exteriores, para que possas desfrutar ao máximo da estação mais quente do ano.

Como proteger o deck de madeira 

Depois da humidade do inverno, é fundamental dar um tratamento preventivo ao deck, nomeadamente para a prevenção de infestações e no tratamento da madeira, combatendo danos provocados por insetos, térmitas e fungos, sem danificar o aspeto natural do material. Recomenda-se a remoção, com lixa, de produtos já aplicados na superfície, e depois a aplicação de um produto. A PPG Dyrup sugere o Xylophene SOR 2 Extreme.

Importante para evitar quedas junto à piscina
O deck deve ser limpo e protegido com produtos indicados / PPG Dyrup

Depois de tratar a madeira, está na hora de protegê-la e para isso existem várias opções no mercado: produtos concebidos para a proteção e manutenção de decks e terraços de todos os tipos de madeira, que penetram em profundidade, nutrindo a madeira e protegendo-a dos raios UV, ou soluções que podem tornar o deck antiderrapante, evitando quedas desnecessárias (e perigosas) junto à piscina. Para isso, deixamos-te como exemplo o Bondex Deck e Bondex Deck Antideslizante, sugeridos pela marca.

Imagem ilustrativa
É importante cuidar bem dos espaços exteriores / PPG Dyrup

Os cuidados com a piscina

Esta é, se quisermos, a rainha da casa – pelo menos para quem tiver a sorte de ter uma no jardim ou terraço. Mas a piscina também precisa de cuidados redobrados, durante e depois do inverno. Uma forma de garantir a sua manutenção ao longo dos anos, se for caso disso, passa por escolher uma tinta que seja resistente à erosão da água e ácidos.

Uma boa tinta, se for caso disso, pode fazer a diferença
O interior da piscina também não deve ser descurado / PPG Dyrup