Natal 2020: estilos e tendências para decorar a casa
Desde a decoração, enfeites, materiais e têxteis. Dicas para o que vai estar na moda nesta época festiva.

Este Natal será certamente fora do comum. Mesmo sem saber se poderemos estar com as nossas famílias, todos queremos viver esse momento de uma forma especial. A pensar nisso, o portal de decoração e mobiliário Westwing, apresentam as tendências natalícias para decoração, enfeites, materiais e têxteis que estarão mais na moda neste Natal 2020.
Cores: vermelho cobre, bronze e areia
O conforto é especialmente importante este ano. As cores serão mais suaves, atraentes, naturais e especialmente quentes neste inverno. Essas cores da moda vêm com tons quentes para os meses frios de inverno: vermelho cobre, bronze, e areia.
Em combinação com materiais naturais, estas cores criam um ambiente acolhedor onde nos podemos sentir muito confortáveis durante todo o inverno.
As cores naturais e as cores terra podem ser encontradas em almofadas e cobertores, mas também em decorações de Natal. Assim, poderás criar um oásis de conforto em casa, substituindo e atualizando detalhes de cores individuais.
Estilo vintage
Misturar estilos está na moda, portanto, se misturares formas e cores para criar um estilo vintage, poderás dar mais energia e cor às decorações de Natal.
O objetivo desse tipo de decoração é fazer do ambiente um ambiente aconchegante que integre acessórios intemporais. Combina o vidro e a madeira e insere o tartan.
Podemos recorrer a velhas decorações de Natal esquecidas em casa ou até mesmo ir a um mercado de antiguidades. Aposta na utilização de objetos especiais que tens em casa das viagens que fizeste, ou presentes dos avós como as típicas estatuetas de porcelana com cenários de inverno, ou a famosa bola de cristal de neve com animais da floresta ou com uma cidade dentro.
Acrescenta uma coroa de flores à porta ou decore-a até mesmo com enfeites brilhantes, bolas de tecido, vidro ou papel.
Estilo escandinavo
O interior tipicamente escandinavo é minimalista e moderno. Pensa num design limpo e formas básicas combinadas com materiais naturais como madeira, couro ou lã. Os escandinavos gostam de algo simples, mas aconchegante e ao mesmo tempo sustentável. Usa materiais naturais e fica à vontade.
Como as noites de inverno são especialmente longas na Escandinávia, as velas e as luzes são um elemento decorativo importante na época do Natal. Um exemplo apropriado: Ljusstake é um típico castiçal em forma de pirâmide. Pequenas luzes giratórias com figuras de anjos ou renas voadoras que giram também são uma obrigação para o Natal escandinavo.
E, claro, estrelas de Natal, sejam em cores lisas ou mais vivas, não podem faltar na decoração das janelas escandinavas. Pendura este tipo de estrelas não apenas na janela, mas em todo o apartamento - na porta, como decoração de parede, acima da lareira ou pendurada no teto.
Materiais naturais e aconchegantes
Para o máximo conforto neste inverno, procura materiais macios e qualquer coisa fofa e peluda. Durante os meses de inverno, a casa vai tornar-se num verdadeiro refúgio. Perfeito para relaxar, deitar, aconchegar-se e aquecer. Peles "fofas", lã macia, bem como infinitos cobertores e almofadas fornecem o efeito "aconchegante".
Os materiais naturais são muito populares neste inverno e também combinam perfeitamente com o estilo aconchegante. Cria um quadro harmonioso com móveis e decoração em madeira, mas também pedra natural, cobre e cortiça, bem como têxteis de algodão, lã, feltro ou linho.
Quando se trata de decorar a árvore de Natal, também podes usar materiais naturais como palha ou madeira. Ou podes até dar-lhe um toque natural adicionando abacaxi ou nozes na decoração.
Um item que chama a atenção neste inverno são os enfeites de floco de neve de bronze. Com estrelas de papel artesanais em tons de berinjela ou castanho, podes facilmente atualizar a árvore seguindo as tendências.
Estilo rústico
O estilo rústico também pode ser encontrado na cidade, longe da montanha. O que vais precisar para criar a atmosfera de uma cabana luxuosa: muita madeira, pele e, no melhor dos casos, uma lareira.
Se não tiveres pavimento de madeira em casa, acrescenta detalhes rústicos como móveis de madeira. Quanto à pele, nãos precisa usar pele de verdade e certamente não precisas de pendurar chifres na parede. Usa peles falsas e espalha almofadas e cobertores de pele pela sala. E em vez de uma lareira, podes colocar lanternas grandes no chão. Graças à luz das velas, que lançam uma luz quente na sala e sombras nas paredes, vais sentir-te como se estivesse numa cabana. Outros elementos rústicos que podes incorporar são padrões de xadrez, lustres, motivos edelweiss ou uma poltrona de couro grande e impressionante.
Estilo Glam
O estilo glam é caracterizado pelo seu tecido estrela, o veludo, tons dourados, cristal e flores. Essa tendência de decoração vai dar à casa um visual chique e sofisticado neste Natal.
Atualize o sofá ou poltronas por outros de veludo ou simplesmente enche a casa com almofadas de veludo, lantejoulas ou franjas. Escolhe tons dourados em todos os tipos de decorações de Natal, tanto para a árvore de Natal como para a decoração da mesa. Para o look glam, acrescenta espelhos às paredes e use vasos de vidro e bandejas para dar um ar elegante. Completa o look com plantas e flores de inverno, e não te esqueças de escolher a iluminação adequada com velas ou pequenas lâmpadas de cristal e lâmpadas com pés de metal.
Estilo clássico
Ainda em 2020, o estilo clássico da decoração de Natal continuará presente nas nossas casas. Para conseguir este look, escolhe uma paleta de cores clássica: vermelho, verde e dourado são as cores estrela deste estilo. Podemos encontrá-los nos enfeites da árvore, mas também na decoração da mesa.
Podes também acrescentar na tua decoração um presépio completo, ou simplesmente as figuras do nascimento. Velas, laços, grinaldas - nenhum detalhe deve ser esquecido, e a casa ficará repleta de uma atmosfera festiva graças a todos os elementos decorativos tradicionais.
Acessórios essenciais
Os motivos natalícias podem ser encontrados em quase todos os lugares: árvores de Natal na cama, veados na toalha de mesa, um ditado engraçado de Natal nas almofadas e flocos de neve em toalhas.
Cobertores sem fim: neste Natal, quanto mais cobertores, melhor. Combina estilos, tecidos e tamanhos para criar uma atmosfera de tranquilidade.
Decorações para todos os gostos: os clássicos elegantes estão de volta este ano, como as grandes bugigangas de Natal vermelho-vinho ou os impressionantes laços de veludo em tons quentes de terra. Mas também a tendência de ornamentos não convencionais é o centro das atenções. Animais como veados ou renas, mas também tigres ou elefantes para dar um toque exótico à decoração. A essas decorações são adicionados frutos secos e paus de canela, bem como abacaxis, maçãs e nozes.
Um natal sustentável
Uma tendência que ganhará mais força este ano é o Natal sustentável. O objetivo é consumir menos, além de reciclar e reaproveitar. Desistimos dos enfeites luxuosos que estavam na moda há alguns anos e este ano vamos dar um sentido ao Natal, pensando no nosso futuro e no meio ambiente.
Será ideal descartar o descartável e evitar comprar recipientes feitos com muito plástico, tanto quanto possível. Escolhea ainda presentes feitos à mão e reutiliza o papel de embrulho para outras coisas, por exemplo, para cobrir bolas velhas na árvore.
Dá experiências em vez de objetos. Um método sustentável que não gera lixo, não se acumula em casa, e que podes partilhar com os entes queridos.