Desde salas, quartos, casas de banho e espaços exteriores, há muitas formas de usar a madeira na decoração. Eis algumas ideias arrojadas.
Comentários: 0
Projeto de Gabarró
Gabarró

A madeira natural na decoração da casa está na moda. O mundo das tendências de design e decoração evolui e renova-se ano após ano, sendo sensível de forma especial às mudanças sociais e adaptando-se a novos padrões e hábitos.

Para esta temporada, marcada pela pandemia, especialistas da área como o CENFIM (Centro de difusão da tecnologia da madeira e do mobiliário da Catalunha) ou Gabarró Hermanos propõem os seguintes conceitos como tendências para 2022-2023:

'Time to Heal' 

Essa tendência representa a importância do autocuidado pessoal e do bem-estar emocional no lar ou no espaço a ser reformado. Uma tendência que teve e continuará a ter protagonismo no ambiente doméstico, à medida que se torna um espaço para o autocuidado. O objetivo é curar através do espaço.

Projeto de Gabarró
Gabarró

Dentro desta linha decorativa, encontramos as seguintes expressões:

- ‘Home-therapy’: estilo que preconiza materiais quentes como a madeira, sendo as suas propriedades holísticas muito importantes. Madeiras e produtos com efeitos curvos e tons suaves, assim como o compensado, são os elementos mais adequados para este tipo de ambiente. 

Projeto de Gabarró
Gabarró

Projeto de Gabarró
Gabarró

- ‘Sleep-tight’: tendência funcionalista, racional, sóbria e elegante. Tons escuros de cinza, preto e castanho destacam-se: produtos com efeito mármore, nogueira, ébano ou wengué podem ser aliados perfeitos para esse estilo.

Projeto de Gabarró
Gabarró

'Green-Pocalypse'

Uma tendência que preconiza o retorno ao contacto com o ambiente natural em todas as áreas, para neutralizar os efeitos das atuais mudanças climáticas.

Nesta linha também temos várias tendências:

- ‘Rewilding’: a natureza ganha espaço à cidade, invadindo e integrando-se na paisagem urbana. Espaços renovadores para impulsionar economias baseadas na natureza. Uma solução para as duas crises que existem hoje: a perda da diversidade e do clima. Natureza e designs biofílicos inspirados na natureza entram em casa. O tamanho das janelas e portas aumenta, para estar cada vez mais perto do mundo exterior e natural.

Projeto de Gabarró
Gabarró

Projeto de Gabarró
Gabarró

- ‘Meditative Spaces’ : a natureza passa a ser uma fuga do stress e do trabalho, e traduz-se em espaços pensados ​​para o sossego, com toques místicos. Introspectivo por natureza. Um novo senso de espiritualidade.

O surgimento da internet e as novas formas de comunicação que veiculam esse sentimento de abertura ao mundo sem barreiras geram um sentimento de ansiedade e emoção em partes iguais. Isso tem feito com que o ser humano reflita e desacelere, em busca de experiências mais simples, próximas e com maior significado. Conectar-se profundamente com o significado da vida. Fuga da tecnologia. Evitar o barulho para se reconectar consigo mesmo, que é algo cada vez mais procurado em casa.

Móveis calmantes, estética, formas místicas ... Forma brutalista de se relacionar com a natureza.

Projeto de Gabarró
Gabarró

'Conscious Deceleration' 

Num mundo hiperconectado, em mudança e de consumo, esta tendência está comprometida com uma visão mais local, próxima e ética dos produtos. Uma reavaliação em que os processos lentos e elaborados e os materiais cuidadosos são muito apreciados.

Projeto de Gabarró
Gabarró

Dentro desta tendência, encontramos a linha:

- ‘High-end-craft’: o artesanato e as técnicas ou produtos tradicionais chegam ao patamar do luxo e visam contar uma história que emociona, transmite tranquilidade e que vem de empresas e marcas transparentes e socialmente comprometidas. Destacam-se os produtos naturais, com texturas terrosas, imperfeitas ou inacabadas, tanto em pisos quanto na decoração e móveis.

Projeto de Gabarró
Gabarró

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade