As plantas arificiais não precisam de ser regadas, mas há cuidados de limpeza que deves ter. Damos-te algumas dicas.
Comentários: 0
Plantas artificiais para decorar a casa
Pixabay

Procuras plantas que possam trazer um pouco da natureza para o interior da casa? Não tens tempo nem talento para a jardinagem e precisas de alguma cor no teu quintal? Com as plantas artificiais poderás finalmente respirar de alívio.

Hoje em dia, as plantas artificiais são tão aprimoradas que se torna difícil distingui-las das plantas reais. Por isso mesmo, comprar plantas artificiais para decoração tornou-se um hábito comum entre os portugueses.

Razões para comprar plantas artificiais 

Desde logo, todos sabemos que as plantas naturais murcham rapidamente, sobretudo quando sofrem uma exposição prolongada ao sol. Será preciso mudar o vaso regularmente de lugar, para que a folhagem mantenha as suas cores vivas.

Isso não acontece com as plantas artificiais, que embora precisem de cuidados, são mais resistentes aos efeitos da luz e do calor, e não precisam de ser mudadas de sítio tantas vezes. A mínima manutenção das plantas artificiais é um dos grandes motivos pelos quais muitos as adquirem.

Plantas artificiais decorativas
Pixabay
Outra das vantagens de comprar plantas artificiais diz respeito aos ecléticos modelos existentes, para que possas escolher aquele que mais admiras. O mundo da decoração tem evoluído muito e, atualmente, as plantas artificiais têm uma aparência realista e texturizada dando um toque moderno e verdejante a qualquer espaço.

De não esquecer que as plantas artificiais não crescem e não há necessidade de as regar. As plantas artificiais para decoração são perfeitas para pessoas com alergias e uma escolha segura para crianças e até para os animais domésticos. 

Quais são os preços das plantas artificiais?

Os preços das plantas artificiais confirmam o porquê de serem uma fantástica ideia de decoração. Além dos poucos cuidados que necessitam, há outra grande vantagem: não precisas de um grande orçamento.

As plantas artificiais são mais baratas quando comparadas com as plantas naturais e, na maioria das vezes, os preços não vão além dos 100 euros. Podes encontrar plantas artificiais para interiores a partir de 1 euro, que podem decorar perfeitamente a mesa de trabalho. Se preferires decorar o espaço exterior, terás de dispender um pouco mais do teu orçamento, uma vez que as plantas artificiais para exteriores podem chegar aos 500 euros. 

Se a elegância e sofisticação são os aspetos que mais prezas, deverás apostar em plantas artificiais feitas à mão. Claro que o realismo é maior, assim como o preço, mas podem ser uma oportunidade especial. Por isso é que muitos consumidores gostam de fazer plantas artificiais em casa, confirmando esta tendência.

Onde utilizar as plantas artificiais?

Depois de comprar plantas artificiais para decoração convém saber onde colocá-las. Existem plantas artificiais para interiores e plantas artificiais para exteriores, pois o objetivo é enriquecer o design da casa e decorá-la com os tons mais puros.

A estética desempenha um papel fundamental e são muitos os que gostam de comprar plantas artificiais interiores em verde, ajudando-os a conectar com a natureza, longe das grandes cidades. As plantas artificiais interiores são compactas e portanto ficam bem em cima de uma mesa na sala de estar, junto à janela de uma cozinha, numa casa de banho ou mesmo numa garagem.

Plantas artificiais de exterior
Pixabay
No caso das plantas e árvores artificiais exteriores são amplas e por isso, precisas de mais espaço. Mesmo assim, convém ter um cuidado redobrado com os materiais utilizados. Dá preferência às plantas artificiais exteriores criadas a partir de materiais resistentes aos raios ultravioleta para não terem de ser substituídas com tanta regularidade. São algumas dicas essenciais para quem está a tentar aproveitar da melhor forma os espaços exteriores.

Como limpar as plantas artificiais

O tempo de vida das plantas artificiais é bastante extenso, mas poderá alongar-se ainda mais se tomares todos os cuidados. Por serem feitas de materiais como o plástico, não atraem insetos e não produzem odores desagradáveis e, por isso, são praticamente isentas de manutenção. Não precisas comprar herbicidas e pesticidas, nem ter um sistema de irrigação no jardim, e isso faz com que poupes tempo e dinheiro. 

No entanto, as plantas artificiais não podem ser esquecidas e a poeira pode acumular-se nas folhas e estragá-las. A melhor maneira para limpar as plantas artificiais é recorrer a um pano húmido e passá-lo delicadamente sobre as suas folhas, com cuidado para não romperem. Para limpar as plantas artificiais de exterior, recomendamos a utilização de um pano molhado com algum sabão ou detergente, sem lixívia para que não percam a coloração.

Planta artificial em vaso
Pixabay
Caso disponhas em casa de plantas artificiais junto a plantas naturais, esquece o sabão e passa apenas uma mangueira com pouca intensidade sobre as plantas artificiais. Poderás limpá-las depois com um pano macio ou deixar secar naturalmente. Acreditamo que estas dicas irão ajudar-te a manter as plantas artificiais da casa sempre limpas e atrativas ao olhar.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta