No Natal e Ano Novo, os almoços e jantares em casa multiplicam-se. Damos-te dicas para deixar as toalhas de mesa livres de nódoas.
Comentários: 0
Tirar manchas de toalhas de mesa
Pixabay

O Natal é a altura do ano em que aproveitamos ao máximo as nossas mais bonitas toalhas de mesa, que costumam ficar quase um ano na gaveta. Nessas datas, quando jantares, almoços e lanches se multiplicam, é fácil as toalhas ficarem manchadas. A pensar nisso, no artigo de hoje deixamos-te uma série de dicas para tirar nódoas das toalhas – para que fiquem como novas para as próximas comemorações.

Cuidado com as manchas de vinho, chocolate, molhos...

Existem manchas mais difíceis de retirar do que outras, pensamos sobretudo nas manchas de vinho, nos molhos gordurosos, no azeite, no chocolate... É raro que uma toalha de mesa sobreviva a uma refeição sem uma única nódoa, e a sua remoção exige habitualmente um trabalho árduo e muitas vezes não é fácil. O melhor é agir antes que a mancha seque, mas nem sempre é possível. Então e se a mancha já estiver seca? O ideal é retirá-la com água e um tira-manchas, de preferência com movimentos circulares.

Para manchas de gordura, o limão é muito eficaz enquanto o vinagre é eficaz para manchas de café ou chocolate. Para o vinho tinto é conveniente usar vinho branco, sendo que o bicarbonato de sódio, misturado com um pouco de água e aplicado diretamente na mancha por um tempo, pode ser muito eficaz para gorduras, bebidas ou restos de comida. Outro truque para quando entornares vinho na toalha é usar sal, desde que a mancha não esteja seca. Leite a ferver também é bom.

Tirar nódoas de toalhas de mesa
Pixabay

Se a toalha de mesa ou guardanapos de pano estiverem manchados de cera, o que é comum nesta época, presta atenção a este truque: coloca um pedaço de papel sobre a mancha e passa o ferro bem quente. Com o calor, a cera derrete e fica colada no papel. Em seguida, lava a peça normalmente.

Adicionar sal e esfregar vigorosamente com uma escova, imediatamente, também é eficaz para manchas de gordura. Outra opção, que também pode ser usada para manchas de vinho, é aplicar diretamente o sabão em pó e esfregar até que a mancha desapareça. Se ainda não conseguiste livrar-te dela, deixa a mancha de molho numa combinação de água, vinagre branco e álcool.

Não te esqueças do tira-nódoas: tem sempre à mão um tira-nódoas nas refeições da família, não só para as toalhas de mesa, mas também para eventuais acidentes que acabem por sujar vestidos e camisolas.

Como lavar as toalhas de mesa

Antes de lavar toalhas e guardanapos, deixa-os de molho algumas horas em água fria (a água quente tende a fazer manchas) e, se possível, lava-os também com água fria e sem centrifugar. A água fria amolece manchas de alimentos e torna a lavagem na máquina mais eficaz posteriormente. Não esqueçamos também que muitas toalhas de mesa que reservamos para ocasiões especiais são geralmente feitas de tecidos delicados, que podem ser danificados por lavagens muito agressivas.

Como remover manchas de tecidos
Pixabay

Se as manchas forem muito persistentes, molha a toalha de mesa com água e um pouco de bicarbonato de sódio. Se a roupa de mesa for muito delicada, é melhor lavá-la à mão, adicionar um pouco de bicarbonato de sódio às manchas mais difíceis e esfregar com um pincel até que não haja mais vestígios.

Em todos os casos, mesmo em toalhas de mesa brancas, é aconselhável evitar lixívia e tentar diversos truques até que as manchas sejam removidas.

Como secar as toalhas de mesa e como arrumá-las

Deves secar as toalhas de mesa sempre na sombra. Se secares as toalhas ao sol, não apenas as cores podem ser danificadas, como o tecido ficará excessivamente rígido. Evita também a máquina de secar a roupa.

Se fores guardá-las por muito tempo, a nossa recomendação é passar bem a ferro, para evitar dobras que podem causar manchas a longo prazo, e guardá-las dentro de um saco transparente, ao abrigo da luz solar.

Para arrumá-las bem, deves escolher um local seco e fechado, evitando dobras e rugas. O ideal é ter uma gaveta exclusiva para aquelas toalhas de mesa que usas pouco e, no caso das brancas, não faria mal guardá-las numa bolsa opaca para que não percam a cor. Se és daqueles que não usa amaciador, mas queres que as toalhas cheirem bem, pode sempre comprar sacos aromáticos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade