
Alguns dos pratos de maior sucesso num jantar ou almoço são preparados no forno e, apesar dos avanços tecnológicos e do lançamento de novos produtos, este continua a ser um dos eletrodomésticos mais valorizados na cozinha. Mas será que estás a limpá-lo corretamente?
Limpar o interior do forno é um processo fácil, mas apesar de esfregarmos as paredes e tabuleiros, algo que não deve ser esquecido é o vidro da porta do forno. Trata-se de duas camadas de vidro feitas de óxido de silício, material capaz de suportar temperaturas de mais de mil graus Celsius, separadas por uma câmara de ar.
Para limpar os vidros do forno é necessário desmontá-los e é por isso que muitas vezes nos esquecemos dessa etapa. Mas um forno limpo muda muito a aparência da cozinha, e antes de preparar uma receita delicada é importante que o interior esteja livre de sujidade.

Cada modelo é diferente; às vezes há dobradiças e às vezes não, por isso consulta as instruções do teu forno para saber como tirar a moldura e o vidro. Quando conseguires separá-los, coloca a peça sobre uma superfície plana para evitar arranhões ou quebras. Depois de tudo no devido lugar, podes começar a limpar.
Quanto a quais detergentes usar, as soluções naturais são as melhores, como bicarbonato de sódio com vinagre. Ao combinar estes dois produtos, cria-se uma pasta que deves deixar repousar na zona durante doze horas. Em seguida, deves remover a mistura com um pano ou uma espátula nas áreas mais difíceis. E por último, borrifa com vinagre novamente.
Se a porta do forno tiver borrachas, deves limpá-las ou trocá-las por outras novas quando necessário.
Para poder comentar deves entrar na tua conta