
Há quem diga que as sanitas de parede são perigosas, que rangem, que se soltam, têm problemas com o autoclismo e não suportam o peso das pessoas. Mas será tudo isto verdade? Neste artigo partilhamos contigo os prós e os contras de ter loiça sanitária suspensa instalada na casa de banho.
Louças sanitárias suspensas: prós e contras

Vamos começar com os prós das louças sanitárias suspensas. Quando precisares de remodelar a tua casa de banho, existem pelo menos cinco motivos para optares por instalares loiças sanitárias suspensas:
- Permitem limpar o chão com mais facilidade;
- Aumentam a área útil do chão;
- Tornam a casa de banho mais esbelta e luminosa, pois a luz pode alcançar qualquer canto do espaço;
- Tornam o ambiente mais moderno graças ao seu design atraente e requintado;
- O autoclismo é mais silencioso do que nas sanitas tradicionais, pois está instalado na parede e muitas vezes isolado com placas de absorção de som colocadas entre a sanita e a parede. Isto torna as sanitas suspensas perfeitas para as casas de banho dos quartos.
Por outro lado, as instalações de loiças sanitárias suspensas têm os custos mais elevados de preparação e montagem; o preço das loiças sanitárias propriamente ditas é muito variável e depende da marca escolhida, da presença ou não do rebordo, da forma, profundidade, textura do acabamento e da cor escolhida.
Problemas com loiças suspensas: perigosas, rangem, não suportam o peso e saem?
Uma das mais antigas lendas urbanas que existe é sobre as sanitas suspensas: são perigosos, rangem, não suportam o peso das pessoas e saem.
Na realidade, para evitar todos estes potenciais problemas das sanitas suspensas instaladas na casa de banho, basta ter em conta estes aspetos:
- Escolhe produtos de qualidade, como diz o ditado “o barato, por vezes sai caro”, muitas das vezes são os materiais que traem as expectativas;
- Recorre a uma empresa especializada e a um canalizador competente, capaz de realizar a obra com profissionalismo: é necessário verificares se a parede tem pelo menos 12 cm de espessura para que se possa alojar a cisterna e o suporte que vai segurar a loiça suspensa; avalia se é necessário colocares uma contra parede ao lado dela; definires se é conveniente a utilização de módulo autoportante para fixação ao chão (como acontece com paredes de gesso cartonado);
- Não uses loiças sanitárias de forma inadequada: embora estas sejam testadas e feitas para serem resistentes, as sanitas nunca devem ser improvisados como bancos, escadotes para limpar superfícies inacessíveis.

Sanitas de encastre: solução para quem não gosta de sanitas suspensas
Para quem não gosta de loiças suspensas e, contudo, quer facilitar a limpeza da casa de banho, pode prescindir das loiças tradicionais e instalar sanitas de encastre: desta forma não haverá mais a possibilidade de acumulação de pó em locais de difícil acesso, espaço entre os elementos e a parede.
As sanitas embutidas podem ser instaladas tanto no chão, como na parede. Estas usam o chão como base de apoio e, assim como as loiças suspensas, estão disponíveis em diferentes formas, tamanhos e acabamentos.
Que peso pode suportar uma sanita pendurada na parede?
Os fornecedores asseguram que a sanitas suspensa nas paredes - mesmo as instaladas em paredes de gesso cartonado - podem suportar até 400 kg de peso, calculados no ponto extremo de cada elemento.

A que altura são montados as sanitas suspensas?
Os sanitas suspensas são montados a uma altura de cerca de 40 cm do chão: para indicações mais precisas podem ser encontradas no livro de instruções, de cada produto. Contudo, cada caso é um caso, estes devem cuidadosamente avaliados, também de acordo com a forma da loiça sanitária, porque se a distância entre a louça sanitária e o chão for inferior a 5-7 cm, não será possível limpar tão bem ou deixar por exemplo, passar um robot aspirador.
Qual deve ser a largura da parede para loiças sanitárias suspensas?
Não existem condicionantes particulares: a parede para as loiças suspensas deve ser suficientemente larga para permitir que a sanita e o bidé fiquem a uma distância de 20 cm entre si e 10 cm do lavatório. Portanto, a parede deve ter em conta as medidas da distância da sanita, mais as dimensões da própria loiça sanitária.
Para poder comentar deves entrar na tua conta