Descobre as várias formas de trazer organização e limpeza à casa mesmo para quem não gosta das lides domésticas.
Comentários: 0
Desarrumação em casa
Foto de Whayhomestudio, Freepik

Todos gostaríamos de viver numa casa que se limpasse sozinha. Poucos são aqueles que têm um profundo prazer a aspirar, passar a ferro ou lavar a loiça. Para o comum dos mortais, a limpeza e organização da casa é uma obrigação da qual não se pode escapar. Mas para aqueles cuja arrumação é um verdadeiro desafio, haverá solução? A resposta é um redondo sim, E o primeiro passo é ler este artigo.

Podem haver muitas razões para uma pessoa ser desorganizada: falta de tempo, instabilidade emocional, indecisão, perfecionismo, tendência para acumulação… seja qual for o motivo para a falta de organização, aqui encontras as dicas necessárias para ultrapassar o hábito da desarrumação em casa (e, consequentemente, na vida).

Os sinais que indicam se és (verdadeiramente) desarrumado

Sinais de desarrumação
Freepik

Quem tem pouca capacidade de organização pode experienciar níveis de stress mais elevados, ansiedade, exaustão mental e até dores de cabeça ou dores nas costas. Para além disso, quando a nossa casa não está limpa e arrumada não transparece aquela energia que se sente quando estamos num ambiente agradável, aquela sensação de ninho, de refúgio.

Um local limpo e organizado que nos faz sentir bem. O nosso corpo reage às condições exteriores e se queremos tomar conta da nossa saúde, a organização da nossa casa é um fator importante (que muitas vezes passa despercebido).

Vamos então averiguar os possíveis sinais de que és desorganizado:

  1. Sempre que procuras alguma coisa, não a encontras, e quando a encontras, está em locais pouco prováveis (como quando reviras a casa do avesso até encontrares as chaves do carro que estavam, no final de contas, na gaveta das meias)
  2. Não lidas bem com prazos/datas limite (sentes a pressão e o stress a acumular e a tua eficácia e eficiência decrescem)
  3. Atrasas-te muitas vezes (demoras mais tempo a arranjar-te porque a casa não está arrumada, e portanto não consegues ser eficiente com o tempo que tens disponível)
  4. Reparas que não tens em stock certos artigos para a casa quando mais precisas (papel higiénico, detergente da loiça, pasta dos dentes…)
  5. Procrastinação é o teu nome do meio e custa-te bastante começar – e por vezes ainda mais terminar – certas tarefas por falta de motivação, indecisão ou perfeccionismo. Para isto, podes experimentar escrever uma lista das coisas que precisas de fazer, do mais urgente para o menos urgente. Priorizas o que é mais importante, geres o teu tempo de forma eficaz e mesmo que faças pouco a cada dia, terás o sentimento de realização que te vai trazer mais motivação para continuar.
  6. Tens falta de capacidade de foco e devido a este aspecto, tornas-te uma pessoa distraída. Quando estamos distraídos não temos prioridades claramente definidas e a organização, por conseguinte, torna-se difícil de ser alcançada.

As soluções para a desarrumação

Organizar a casa
Freepick

E agora… a boa notícia! Estamos sempre a tempo de aprender a sermos organizados. Damos-te todas as dicas necessárias para teres uma vida mais organizada, com limpeza e arrumação.

  • Manutenção regular

Não deixes todas as limpezas para a última da hora porque isso vai stressar-te e há a possibilidade de não fazeres tudo o que tinhas proposto. Em vez disso, programa sessões regulares de limpeza profunda e tarefas de manutenção, como limpar o pó, aspirar, fazer máquinas de roupa e organizar armários ou áreas de armazenamento.

Planificar e priorizar são a palavra de ordem. Reserva momentos específicos durante a semana para certas tarefas de forma a garantir que não te esqueces e para que sejam feitas a tempo do jantar semanal com amigos.

  • Cria hábitos diários

Desenvolve hábitos diários de limpeza e organização. Coisa pouca, que não te ocupe muito tempo nem te stress. Mas faz todos os dias um bocadinho. Passa alguns minutos por dia a arrumar, a colocar as coisas nos seus lugares específicos e a fazer pequenas tarefas, como dobrar a roupa ou lavar a loiça. Isto evita a acumulação de desordem e torna-a mais fácil de gerir ao longo da semana.

  • Arranja um espaço específico para tudo o que tens

O famoso hábito de acumular papéis em cima da secretária ou livros aos molhos na mesa da sala é um dos tenebrosos inícios que darão azo a uma futura desordem em casa. Divide tudo o que tens por temas/utilidades e faz uma divisão clara das coisas que possuis. 

Alguns exemplos que te podem ajudar: 

  • Compra uma caixa para as revistas, catálogos ou jornais que gostas de ter na sala de estar e não os deixes espalhados; 
  • Divide os papéis do escritório em pastas catalogadas e coloca-as na mesma estante; 
  • Arruma os armários da cozinha de forma a que as mesmas peças de loiça estejam no mesmo compartimento; 
  • Divide cada gaveta da cómoda por peças de roupa para que não demores cinco minutos a procurar uma t-shirt que está no meio das calças de ganga;
  • Compra jarros, frascos e caixas coloca-lhes rótulos com o produto/item que cada um tem.
Organizar a casa
Freepick
  • Rodeia-te de pessoas organizadas

O famoso ditado “diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” aplica-se perfeitamente neste caso! Nutre-te de pessoas com capacidade de organização, produtivas, que não sejam desarrumadas, que tenham prazer em ter a casa arrumada e limpa. Se sentires, pede-lhes ajuda para que eles te dêm dicas pessoais, e tenta absorver estas qualidades que eles possuem para que elas cresçam dentro de ti.

  • Não acumules

Esta é uma regra de ouro. Se fores uma pessoa com alguma dificuldade em manter ordem em casa, não acumules objectos de forma desnecessária ou mesmo de forma compulsiva. Se vês que não tens mais espaço no armário para aquela jarra giríssima que viste online, não compres, ou oferece uma que já não uses à vizinha do lado, que vai ficar toda contente, e assim já terás espaço para a nova. 

Um dos exercícios que podes fazer para contornar a tendência para a acumulação é doares ou venderes roupa que não vestes ou qualquer objeto que não usas há mais de seis meses. O desapego é a chave!

Limpar a casa
Freepick
  • Limpa à medida que sujas

Vai limpando à medida que vais sujando, custa menos e evita maiores acumulações de desarrumação. Guarda as coisas assim que acabes de as usar, limpa as superfícies regularmente, limpa imediatamente as gostas de azeite da bancada da cozinha ou lava o copo onde bebeste o café da manhã antes de ir para o trabalho. É mais fácil manter uma casa limpa e organizada quando se trata de realizar pequenas tarefas à medida que vão surgindo.

Lembra-te de que a organização é um processo contínuo e que pode demorar algum tempo até desenvolveres novos hábitos e sistemas no teu dia-a-dia. Sê paciente contigo próprio e avalia a tua evolução, ajusta continuamente as tuas estratégias de organização de acordo com as tuas necessidades e estilo de vida e tenta sempre tirar proveito do processo!

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta