Organiza os livros escolares com soluções práticas e criativas: separa por disciplina, aproveita caixas e prateleiras verticais, usa expositores ao estilo Montessori ou recipientes decorativos. Mesmo sem uma estante tradicional, podes manter tudo arrumado, criando espaços funcionais e originais que agradam a toda a família e ajudam no estudo diário.
Costumas perguntar-te em que semana do ano estamos?
O teu melhor amigo tem um difusor de óleos essenciais e gostarias de ter a mesma experiência em casa?
Durante a semana trabalhamos das 9h00 às 17h00 e muitas vezes fazemos serão, levamos os miúdos à escola, à natação, ao ténis e ao ballet, vamos ao ginásio, à manicure, à partida de futebol semanal, ao banco resolver burocracias, ao supermercado porque acabou o arroz.
O hábito de tirar os sapatos e deixá-los na entrada de casa, principalmente após os momentos mais críticos da pandemia que vivemos, tem se tornado uma prática cada vez mais comum. É uma escolha que aumenta não só a limpeza na casa, mas também a higiene. A "contraindicação", no entanto, pode ser desordem. Vamos descobrir como manter a entrada arrumada com a ajuda dos especialistas da Ikea.
Gostarias de abrir o frigorífico e ser confrontado com uma experiência estética?
Todos gostaríamos de viver numa casa que se limpasse sozinha. Poucos são aqueles que têm um profundo prazer a aspirar, passar a ferro ou lavar a loiça. Para o comum dos mortais, a limpeza e organização da casa é uma obrigação da qual não se pode escapar.
A tua casa está cheia de móveis e prateleiras, mas, embora "não tenhas nada para vestir", o teus casacos e sapatos estão todos espalhados nas várias divisões da tua casa porque não encontram lugar no armário.
Sabias que tem mais espaço do que pensas para guardar todos os teus pertences pessoais?
A casa ocupa um lugar central nas nossas vidas. Tem um caráter prático e funcional, mas vai muito além disso. Reflete quem somos: o nosso estilo, aquilo de que gostamos, o que nos faz felizes, que lugar ocupamos nas relações, ou quem queremos ser. E a forma como nos organizamos em casa – que parece algo tão simples e banal – pode mesmo ter um grande impacto na dinâmica e relações familiares: no humor, na saúde (mental e física), no desempenho profissional, mas também na disponibilidade para o lazer e intimidade, segundo explica Catarina Beato ao idealista/news. Em entrevista, a mentora de relações deixa várias dicas para os casais e famílias sobreviverem às tarefas de todos os dias. E a chave, sem surpresa, é só uma: comunicar.
Com o fim do inverno a aproximar-se e as temperaturas mais moderadas a chegar, é um bom momento para pensar em como arrumar o armário e abrir espaço para as roupas e acessórios de primavera. Deixamos-te algumas dicas de como arrumar o roupeiro de acordo com a idade: isto porque, à partida, não se usa o mesmo tipo de roupa aos 20 anos e aos 50 (ou talvez as preocupações sejam outras, e bem diferentres).
O mês de janeiro já passou, mas se a tua resolução deste ano 2023 é manter a casa mais limpa e organizada, ou dominares todas as técnicas de limpeza doméstica e organização, então estás no sítio certo. A personal organizer, Ruth Oliveira, falou com o idealista/news e partilhou algumas das suas técnicas de limpeza doméstica e organização para que consigas ter a tua casa em ordem.
A rainha japonesa da arrumação, Marie Kondo, ficou conhecida pela filosofia “Arrume a sua casa, Arrume a sua vida”. No entanto, e desde que nasceu o seu terceiro filho, a guru da organização deixou de focar-se nos armários, gavetas ou prateleiras perfeitamente organizados. Kondo adotou novos rituais, “voltados para dentro”, repensando as formas simples de trazer calma e felicidade às coisas do dia a dia. Afinal, ser feliz não depende (só) de uma casa arrumada.
Muda o ano e várias intenções são manifestadas. Um ambiente limpo e organizado potencia momentos de maior criatividade e produção e por isso é importante prepará-lo para os 12 meses que aí vêm. E porque não começarmos por o chamado coração da casa, a cozinha. Este é um espaço que assiste a várias situações familiares, sendo por isso de grande importância numa casa. Por isso mesmo, deixamos-te algumas sugestões que deves ter em conta na tua cozinha. Se conseguires cumprir todas, estás de parabéns, Se só conseguires cumprir duas ou três também estás de parabéns. O importante é começar.
Arranjares-te para sair de manhã é muito mais fácil se não tiveres de procurar os objetos no meio do caos e desorganização. A pensar nisso, e para facilitar a organização em casa, a Ikea reuniu algumas ideias que podem ajudar-te a poupar tempo, diminuir a preocupação do dia a dia e tornar a casa mais harmoniosa. Eis 7 dicas de arrumação que não podes perder.
O novo ano está à porta e é o momento de agradecermos por todas as conquistas conseguidas, assim como por todas as aprendizagens atingidas. Dentro destas não podemos deixar de fazer referência ao Feng Shui, que tanto nos tem ensinado no que toca à organização, equilíbrio, energia positiva e até à decoração.
Com o passar do tempo, as casas de banho deixaram de ser a área esquecida da casa para se tornarem numa das divisões principais. Por esse motivo é sempre bom dar-lhe a importância que ela merece.
A famosa Khloé Kardashian comprou a casa dos seu sonhos. Claro que logo apareceram várias imagens dos diferentes espaços da sua mansão de luxo, entre as quais uma enorme despensa.
Nos últimos anos, surgiram vários conceitos e formas de relaxar, que nos permitem acalmar a mente. Desde o 'mindfulness' até ao 'homefullness', passando pelo 'mindful eating', estas técnicas ajudam-nos a viver a vida com mais tranquilidade, mantendo o foco no presente.
Os sacos a vácuo para roupas são uma maneira muito simples e prática para arrumar as roupas de inverno, como casacos, malhas ou até sobretudos.
Todos temos um quê de desorganizados – pelo menos em algum momento da nossa vida, seja pelo stress diário ou falta de tempo para manter tudo em ordem nas esferas pessoais e profissionais.
A invasão russa à Ucrânia virou o país de pantanas. São muitas famílias que decidem ficar em território ucraniano. E conta-se, até ao momento, mais de um milhão de refugiados da guerra que decidem fazer-se à estrada em busca de segurança no ocidente europeu.
Todas as pessoas têm os seus próprios hábitos de limpeza. Há quem faça religiosamente a cama antes de sair de casa, ou desfaça a mala assim que chega de uma viagem – apenas por uma questão de arrumação e organização.
Organizar tarefas no dia a dia muitas vezes não é tarefa fácil. E para quem ficou em teletrabalho, separar a vida profissional da vida familiar foi mesmo um desafio, colocando em evidência a importância de adotar estratégias para gerir melhor o tempo.
A casa é apenas o começo. É assim que a Marie Kondo apresenta a sua nova série transformadora da Netflix, ‘Sparking Joy’, através da qual mostra que é possível aplicar o método KonMari às empresas, negócios e relações pessoais.
Obsessão para alguns e sonho inatingível para outros. Mas a verdade é que manter a casa sempre limpa não é impossível. É preciso, é claro, algum esforço, um pouco de organização e “não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever